O que é um compressor scrollUm compressor scroll, ou compressor de rolagem, é usado em sistemas de ar condicionado e refrigeração para comprimir o gás refrigerante.

A ideia de um sistema em forma de rolo existe desde o início do século 20, mas as técnicas de usinagem de precisão só se desenvolveram o suficiente para o uso comercial por volta de 1970. A rolagem consiste em duas seções em espiral, uma fixa e uma que orbita em círculo, criando o efeito de compressão necessária para a refrigeração.

Os sistemas de refrigeração exigem um compressor para funcionar corretamente, porque o gás refrigerante tem de ser comprimido e, em seguida, expandido para reduzir a pressão do gás. Essa queda de pressão, associada com o refrigerante mudando de líquido para vapor, baixa a temperatura do gás que circula no interior das bobinas de metal e fornece arrefecimento. O gás de baixa pressão, em seguida, retorna para o compressor e o ciclo é repetido até que a temperatura desejada seja atingida.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O compressor de rolagem consiste em dois rolos ou peças em forma de espiral, um soldado no compressor de corpo e o outro ligado a um motor elétrico. Quando o motor começa, a movimentação de rolagem, se transforma em um movimento orbital, o que pode ser descrito como o movimento de uma bola de gude dentro de uma panela. O movimento é circular, em vez do movimento de vai-e-vem encontrado em compressores recíprocos.

Conforme o scroll orbita ao redor da parte estacionária, bolsões de gás refrigerante ficam presos entre as duas partes de rolagem. O rolo compressor de entrada de gás fica no lado de fora da parte mais larga do rolo e a saída de alta pressão está no centro. O gás aprisionado se move em torno do rolo em espiral, que se desloca num aumento da área pequena, o que resulta numa pressão mais elevada. Quando o gás atinge o centro do rolo da unidade, isso significa que a pressão de descarga está no nível desejado e ela sai do compressor.

Compressor em espiral para refrigeração

Compressor em espiral para refrigeração

Um compressor scroll pode ser muito resistente, pois existem poucas partes móveis e o aparelho não está sujeito a certos tipos de danos comuns aos compressores. Compressores alternativos utilizando pistões podem ser danificados se o refrigerante líquido entra, porque o líquido não compacta e pode danificar ou mesmo destruir o dispositivo. Já o de rolagem aceita um pouco de líquido, pois a seção de movimento de rolagem não está bloqueada contra a parte fixa e pode mudar um pouco se o líquido entra. O efeito líquido em um compressor é chamado "slugging" e um compressor scroll é uma boa escolha se isso pode acontecer no sistema.

Compressores alternativos usam pistões e cilindros, semelhantes a um motor automotivo, para comprimir o gás refrigerante. Os êmbolos têm anéis que vedam as paredes do cilindro e permitem que a pressão do gás suba. Conforme os anéis e os cilindros se desgastam, o gás pode ignorar os pistões, resultando em menor compressão e possível falha do aparelho. O modelo de rolagem é vedado pelos dois membros, que deslizam um contra o outro e mantêm a compressão com menos derivação de gás. A eficiência de compressão pode aumentar ao longo do tempo, porque o deslizamento de deslocamento irá polir as superfícies do compressor e melhorar a capacidade de vedação.

A maioria dos compressores têm que ser instaladas com orientações específicas, tanto na posição vertical para a maioria dos compressores de movimento alternado ou de lado para compressores de parafuso.

Desde o final do século 20, os fabricantes têm a opção de fornecer compressores scroll que podem ser montados na vertical ou de lado, permitindo flexibilidade nas instalações para o cliente. O movimento orbital de rolagem também resulta em menor vibração, o que pode torná-los uma vantagem em aplicações onde o ruído ou vibração precisam ser controlados.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos