Tipos de ferramentas de diagnóstico em computadores

Tipos de ferramentas de diagnóstico em computadoresUma ampla gama de ferramentas de diagnóstico é necessária para diagnosticar e reparar problemas em computadores. As ferramentas de diagnóstico estão divididas em dois tipos principais: de hardware e de software. Ambos muitas vezes precisam ser usados no diagnóstico e reparação de computadores.

Ferramentas de diagnóstico de hardware geralmente são dispositivos físicos projetados para determinar as condições de vários componentes de hardware de computador, ou seja, programas de computador usados dentro ou fora de um sistema para determinar as causas das anomalias de hardware.

Um testador de fonte de alimentação é uma ferramenta de diagnóstico de hardware utilizada para determinar se a fonte de alimentação do computador está funcionando corretamente. Existem diferentes tipos que não só atuam de diferentes formas, mas são muitas vezes feitas apenas para tipos específicos de fontes de alimentação. Ao ligar o testador diretamente na fonte de alimentação, o usuário pode testar fontes de alimentação do computador e diagnosticar falhas específicas, geralmente através de uma tela de LCD.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Outra ferramenta de diagnóstico de hardware é o cartão POST (na sigla em inglês, auto-teste de power-on) ou cartão SBES (sistema básico de entrada e saída). Estes são usados ​​principalmente para descobrir por que um computador não está inicializando. O usuário pode conectar o cartão no slot de expansão de um computador, pelo qual ele recebe um cógido de erro de dois dígitos. Essas ferramentas não funcionam se o sistema básico de entrada e saída não estiver funcionando.

Plugues em loop, ou adaptadores, são outro tipo de ferramenta de hardware. Estes dispositivos simples são plugs projetados para portas específicas de um computador. Quando ligados, emitem sinais eletrônicos simples que o usuário consegue decodificar até encontrar vários bugs de computador durante a execução de testes eletrônicos. Existem muitas outras ferramentas de hardware mais especializadas, algumas das quais funcionam apenas com determinados sistemas de computadores.

Um bom exemplo de uma ferramenta de diagnóstico de software é um tipo de programa usado na maioria dos computadores de hoje: o programa anti-vírus. Este é um tipo de ferramenta que monitora continuamente um sistema de computador para encontrar vírus e outros problemas e, quando eles aparecem, tenta corrigi-los. Programas anti-spyware são semelhantes e diagnosticam computadores para verificar se eles têm programas indesejados projetados principalmente para causar danos.

ferramentas de análise de software e hardware

Kit de análise de software e hardware

Muitas outras ferramentas de diagnóstico de software de computador são construídas para testar e regular diversos aspectos de um sistema de computador. Alguns, por exemplo, controlam a temperatura de vários componentes de hardware, para que o usuário saiba quando eles ficam muito quentes e, em seguida, aumentam várias velocidades do ventilador para compensar.

Ferramentas de diagnóstico semelhantes são executadas em computadores a partir do momento da inicialização até desligar. Elas podem verificar se há erros no disco rígido, na memória RAM, no registros de sistema e muito mais.

Quando um computador que não está funcionando precisa ter seu software testado, muitas vezes ele é executado a partir de um computador externo, como um laptop. A máquina do técnico de informática geralmente possui muitas destas ferramentas de diagnóstico, de modo que o profissional pode identificar o que está errado com o computador.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password