A Heller Máquinas Operatrizes vem promovendo mudanças substanciais em sua planta local, instalada em Sorocaba (SP). Nos últimos cinco anos, a fábrica foi modernizada tanto no que se refere a instalações, maquinário e processos, além de dobrar a capacidade instalada. Agora, a partir de 2006, nova fase de investimentos permitirá à filial duplicar novamente a capacidade produtiva.

Esses investimentos, somados à atualização do corpo técnico, permitiram que a filial brasileira desenvolvesse em conjunto com a matriz um produto exclusivo, o centro de usinagem horizontal MC12, produzido apenas em Sorocaba. "O MC12 foi lançado em 2003, na Feimafe. No ano seguinte, consolidando o processo, já exportamos 30 dessas máquinas para a Alemanha", diz Adalberto José de Moraes, gerente de Vendas - Máquinas Seriadas.

Moraes lembra que quando se instalou no País, em 1974, os planos da Heller envolviam apenas a montagem de máquinas. O processo de evolução da filial levou não só à produção como à execução de um projeto próprio e à exportação. "Para nós, isso representa uma curva de maturação muito significativa", diz o gerente, lembrando que o MC12 nasceu com o objetivo de atrair novos clientes e diversificar a clientela da empresa no País. "O MC12 nos abriu o mercado de prestadores de serviços de usinagem de pequeno e médio portes, que se ressentiam da falta de um equipamento dentro de condições factíveis de investimento, mas com qualidade, precisão e capacidade", explica.

A estratégia se demonstrou acertada. A nova máquina possibilitou à empresa ampliar sua participação no mercado, tanto em número de máquinas como em faturamento, registrando crescimento constante. Moraes não divulga os números, mas informa que os aumentos verificados em 2003, 2004 e, agora, em 2005, ocuparam quase que totalmente a capacidade da fábrica que, portanto, será novamente duplicada.

Segundo Moraes, a exemplo das demais empresas do setor de máquinas e equipamentos, este ano, a Heller tem sofrido as conseqüências da crise política e econômica que o País está atravessando. "Porém, temos conseguido atingir nossas metas de vendas e produção. Isso se deve em grande parte ao fato de termos ampliado a fábrica, as linhas de produtos e a área de atendimento aos clientes", analisa.

Em 2001, para a sua ampliação, a Heller adquiriu o prédio que a Engrenasa ocupava no mesmo condomínio industrial onde está instalada. Para a nova duplicação, está sendo construído um novo prédio, no mesmo local. Já foi adquirida uma fresadora portal para a produção das bases das máquinas.

Em Sorocaba, a Heller produz hoje seis modelos de máquinas. Os centros de usinagem horizontais ISO 40: MC 12, MC 16 e MC 25; e os ISO 50: MC 28, MCH 280 e MCH 350. A fábrica emprega diretamente 280 funcionários. Fundada na Alemanha há 111 anos, a Heller também mantém fábricas na Alemanha, Inglaterra e EUA.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos