O que é combustível sem fumaçaUm combustível sem fumaça é uma substância que pode ser queimada sem liberar no ar qualquer partícula visível. O termo refere-se geralmente apenas a combustíveis sólidos, já que líquidos e gasosos são menos propensos a conter compostos capazes de formar fumaça.

Alguns combustíveis sólidos comuns que normalmente são considerados sem fumaça são carvão antracite, coque, carvão vegetal e pastilhas de hexamina.

Embora o combustível sem fumaça não solte partículas na atmosfera quando queimado, outros poluentes podem ser criados como subproduto da combustão. Carvão antracito é muitas vezes referido como carvão limpo, pois não libera fumaça quando queimado, mas usinas de energia que produzem o material ainda liberam gases de efeito de estufa.

A razão pela qual um combustível sem fumaça não libera partículas negras ocorre devido à sua composição física. Carvão limpo, por exemplo, difere de outros carvões porque tem menos impurezas e uma contagem superior de carbono. Ao contrário de outras formas de carvão, o antracito pode realmente ter um teor de carbono superior a 98%. Também destaca-se o fato de que ele não emite vapor de alcatrão quando aquecido abaixo do ponto de ignição. Este combustível sem fumaça já foi uma importante fonte de calor para casas residenciais e ainda é usado para a produção de eletricidade.

Ao contrário de carvão antracito, que tem seus componentes voláteis removidos naturalmente, o carvão vegetal é geralmente criado através de pirólise. Este é um processo de aquecimento de matéria animal ou vegetal, em um ambiente de baixo oxigênio. Através de pirólise, a maior parte dos componentes de umidade de um composto volátil pode ser removida. Os briquetes resultantes são frágeis, macios e têm um pouco de semelhança com carvão de grau inferior. Como a maioria dos voláteis foram removidos, briquetes de carvão tendem a ser um combustível sem fumaça que pode ser utilizado para cozinhar ou em aquecimento.

Ambientes internos se beneficiam do combustível sem fumaça

Ambientes internos se beneficiam do combustível sem fumaça

Outro tipo é o coque, que substituiu o carvão em muitas utilizações industriais. Este material também é criado por meio de pirólise, que é o uso do carvão betuminoso em vez de madeira. Como o carvão, os compostos que resultam em fumaça são removidos do carvão betuminoso durante o processo de pirólise. O produto resultante é muito elevado em carbono e pode ser queimado sem libertar fumaça negra.

Apesar do fato de que eles não contribuem para a poluição  do meio ambiente através da liberação de partículas transportadas pelo ar, combustíveis sem fumaça ainda podem liberar compostos nocivos. Muitos combustíveis sem combustão soltam gases quando queimados e outras formas de contaminação podem ser criadas também. O monóxido de carbono é um gás normalmente libertado quando o carvão é queimado, o que pode ser perigoso, caso seja utilizado para cozinhar ou para aquecimento num ambiente sem ventilação.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia