Como funciona a Caixa de BloomA Caixa de Bloom (ou Bloom Box) é uma fonte de energia alternativa capaz de gerar eletricidade sem ligação com a rede elétrica.

A caixa em si é um algo como uma mini-usina, que abriga pequenas células de combustível empilhadas em cima umas das outras. Estas células de combustível agem como baterias e produzem energia limpa a partir de uma combinação de combustível e oxigênio. Esta é uma adaptação da tecnologia de células de combustível de óxido sólido, que gera electricidade por oxidação do combustível.

A Caixa de Bloom foi inventada pelo Dr. KR Sridhar, co-fundador e CEO da Bloom Energy. Antes de inventar o dispositivo, Sridhar era conselheiro da NASA. Ele também trabalhou na Universidade do Arizona como diretor do Laboratório de Tecnologias Espaciais.

O nome para a invenção de Sridhar veio de seu filho de 9 anos de idade, que achava que o nome seria perfeito para uma invenção que ele imaginava que ajudaria pessoas e geraria trabalhos (em inglês, to bloom quer dizer florescer).

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O coração da Bloom Box é uma célula de combustível plana em forma de disco, do tamanho de um cartão de papel. O disco é feito de areia da praia comum, cozida e dividida em quadrados. Utilizando corantes criados por Sridhar, a célula de combustível é pintada de preto de um lado e de verde do outro. O oxigénio é bombeado para um lado do disco e o combustível para o outro lado. A combinação de oxigênio e combustível cria uma reação química que gera eletricidade.

Uma dessas células de combustível é capaz de alimentar uma lâmpada. Com 64 deles, empilhados dentro de uma caixa pequena o suficiente para segurar na mão, conseguem oferecer eletricidade para uma pequena empresa ou residência.

As células não são exigentes em relação ao combustível que consomem. De acordo com o Dr. Sridhar, são capazes de gerar eletricidade usando qualquer combustível fóssil ou energia renovável, como biocombustíveis e energia solar.

Várias grandes empresas já apostaram na tecnologia da Bloom Box

Várias grandes empresas já apostaram na tecnologia da Bloom Box

Para ver se as promessas de Sridhar sobre sua invenção eram verdadeiras, várias empresas assinaram contrato para testar o Box Bloom. Grandes nomes, como Google, Fedex, Wal-Mart e eBay, estão entre as companhias que instalaram caixas de Bloom em locais selecionados.

Os resultados revelaram que várias caixas eram capazes de alimentar uma percentagem significativa de grandes edifícios de negócios. John Donahoe, CEO do eBay, revelou que as caixas geraram 15% da energia do campus da empresa e produziram mais energia a um ritmo mais rápido do que os painéis solares que os prédios tinham instalados no telhado.

A Bloom Box foi financiado em grande parte por John Doerr, da Kleiner Perkins, uma empresa de capital de risco do Vale do Silício, na Califórnia, que também ajudou a financiar o Google em sua época de startup. Doerr e o Dr. Sridhar afirmaram que a intenção da caixa é substituir a rede elétrica, proporcionando uma forma mais barata, mais limpa e mais acessível de energia para o mundo.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia