Parques eólicos offshoreParques eólicos offshore são plantas de energia elétrica gerada pelo vento construídas sobre a água. Essas estruturas podem ser erguidas em lagos, rios, litorais e nos oceanos.

Quanto mais longe da costa, maior o custo de construção de uma planta offshore. Este aumento da despesa é baseada na distância precisa que a eletricidade precisa viajar de volta para a terra e os custos de construção da base sobre a qual ficarão as turbinas eólicas.

Até 2010, o Horns Rev 2, na Dinamarca, era o maior parque offshore do mundo, localizado na Horns Reef, que é uma área rasa do mar do Norte. A saída combinada de energia dos dois parques eólicos offshore localizadas em Horns Rev 2 é de cerca de 369 megawatts (MW) por ano. Isso é energia suficiente para abastecer 350 mil casas na Dinamarca. O Reino Unido é o maior produtor global de energia eólica, com a Dinamarca no segundo lugar.

Atualmente, os parques eólicos offshore são construídos principalmente em águas rasas. Águas mais profundas são frequentemente caracterizadas por altas ondas, o que faz crescer ainda mais os custos de produção. Já estão em desenvovimento novos modelos para diminuir o custo de instalação dessas estações de energia mais afastadas da costa, onde a velocidade do vento e a consistência poderia aumentar consideravelmente a produção. Estes modelos incluem parques eólicos offshore flutuantes.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Até o ano de 2009, havia 28 parques eólicos offshore atualmente fornecendo energia elétrica para 8 países - outros 17 estavam em construção, com previsão para ficarem prontos até este ano. Além disso, existem 35 parques eólicos em projeto em países como Estados Unidos, Alemanha e China. O Reino Unido tem 15 dos parques eólicos atualmente em construção ou em fase de proposta.

Embora o Horns Rev 2 seja o maior em produção, a usina eólica projetada na área dos Grandes Lagos entre os Estados Unidos e Canadá poderia fornecer mais de 10 vezes o montante da planta dinamarquesa. As primeiras estimativas de potencial de produção elétrica para o Wasatch Wind Farm, um esforço conjunto entre os dois países, marcam 4400 MW.

Geração de energia offshore pelo vento

Geração de energia offshore pelo vento

A empresa criada para construir o Wasatch Wind Farm, chamada Trillium Wind Power Corporation, está atualmente trabalhando em três projetos - a matriz Superior, a dos Grandes Lagos e 2 parques eólicos offshore Trillium Wind Power, entre outros.

Parques eólicos offshore levam aproximadamente 6 meses para serem construídos e podem durar até 20 anos antes de serem desativados. O tempo gasto nas fases de construção e desativação pode representar uma ameaça para a vida marinha circundante. Grupos de conservação marinha e meio ambiente e empresas de energia eólica estão pesquisando esses efeitos e quaisquer alterações potenciais que poderiam diminuir o impacto sobre a vida marinha.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia