O que é um dessalinizador

O que é um dessalinizadorDessalinizadores estão entre os principais componentes e se fazem presentes na maioria das refinarias de petróleo.

A dessalinização costuma ser a primeira unidade de processamento na cadeia, tal como a sua finalidade é a de retirar o sal presente no petróleo bruto antes de começar o processo de destilação.

Em vez de ficarem suspensos no próprio petróleo bruto, vários sais são geralmente parte de uma solução de água salgada presente no produto em forma emulsionada, de modo que a dessalinização pode antes precisar demulsificar e desidratar o óleo.

O petróleo bruto é tipicamente molhado quando extraído, porque ele contém uma emulsão de água salobra. A água pode ter diversos sais presentes, incluindo cálcio, magnésio e cloretos de sódio. Se estes sais não são removidos antes da destilação fracionada do petróleo bruto, diversos componentes, como trocadores de calor e catalisadores, podem ser danificados. Outra preocupação é que algumas unidades de processamento geralmente operam em temperaturas muito elevadas, o que pode induzir a hidrólise da água e permitir que o ácido clorídrico tome forma perigosa.

Um dessalinizador funciona primeiro antiemulsionando o petróleo bruto e, em seguida, fazendo a dessalinização.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

A primeira etapa do processo é um tanque úmido, onde a emulsão é deixada para assentar. Qualquer quantidade de água pode cair para o fundo do tanque neste momento, porque o petróleo é mais leve do que a água. O processo pode, então, ser auxiliado pela utilização de eletrodos ou de outras técnicas para separar a água emulsionada no óleo. Calor, produtos químicos ou água adicional podem também ser utilizados para ajudar a quebrar a emulsão.

Equipamento de dessanilização

Equipamento de dessanilização

O processo de dessalinização em duas etapas pode reduzir o teor de sal para menos de cerca de 4,5 kg por lote de mil barris (PTB). Outra forma que o conteúdo de sal pode ser medido é conhecido como sedimento básico e água (SBA ou, em inglês, BS&W) e dessalinizadores muitas vezes alcançam 0,1% BS & W.

Ao reduzir os níveis de sedimentos, dessalinizadores também podem ajudar a refinaria a cumprir com os regulamentos ambientais locais. Quaisquer sólidos presentes podem contribuir para o excesso de opacidade dos gases de combustão, o que é muitas vezes um fator de medida pelos órgãos reguladores.

Enquanto o termo dessalinizador normalmente refere-se à primeira unidade de processamento de uma refinaria de petróleo, ele pode também ser usado para descrever uma instalação de dessalinização.

Em vez de remover a água salgada do petróleo, estas instalações são projetadas para remover o sal da água salobra. O propósito por trás deste processo pode ser a criação de água potável, a obtenção de sal para outros fins ou a redução do teor salino de escoamento agrícola ou de certos rios antes de atravessar uma fronteira política.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password