O que é espionagem industrialA espionagem industrial é uma tentativa de obter acesso a informações sobre planos da empresa, produtos, clientes ou segredos comerciais. Na maioria dos casos, tal conduta, especialmente quando se trata de acesso a segredos comerciais, é ilegal.

Às vezes, empresas rivais procuram registros em arquivos públicos, com o objetivo de fazer suposições sobre as ações de uma empresa. No entanto, quando a pesquisa vai do público ao privado, a espionagem corporativa é um ato ilegal e punível com penas que vão desde prisão até sanções financeiras.

Embora exista o tipo "missão impossível" de espionagem industrial que vemos nos filmes, o tipo mais frequente de espionagem entre empresas é bem comum. Geralmente, os espiões têm acesso a informações privadas ao encontrar alguém que trabalha para o espionado. Se esta pessoa pode ser subornada, coagida ou chantageada para obter essas informações, então é um caso de espionagem industrial.

Muitas vezes, um empregado recém-demitido ou despedido pode estar insatisfeito o suficiente para dar informações privadas por um preço pequeno ou grande. Alguns simplesmente querem aumentar sua renda enquanto ainda trabalham para a empresa.

As penalidades para a pessoa que dá a informação privada vão desde a simples demissão até acusações criminais. Este último, em particular, ocorre quando um funcionário assina acordos de confidencialidade ou está trabalhando em projetos do governo.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Outra prática bastante comum é invadir um sistema de computador para obter informações privadas. Alguns hackers podem usar nomes ou informações pessoais sobre os clientes de uma empresa para roubar rapidamente o dinheiro. Outros usam a técnica para roubar informações que podem ser vendidas para outras empresas por um alto preço. Alguns podem usar esse método como uma forma de abuso de informação privilegiada para obter informações sobre decisões que afetam os preços das ações.

Geralmente não há violência na espionagem empresarial, uma vez que o objetivo é a obtenção de informações sem a companhia estar ciente do roubo. Se a empresa suspeita de práticas ilegais, pode rapidamente mudar os códigos de acesso, alertar clientes de que suas informações podem ter sido roubadas ou mudar seus planos para frustrar os esforços competitivos de uma empresa rival suspeita.

Roubo de informações corporativas é crime

Roubo de informações corporativas é crime

O objetivo do espião é entrar e sair do campo de informação sem ser notado. No entanto, muitos nem notam a tentativa do espião, como quando o crime envolve spyware, programas que dão informações completas sobre o usuário do computador de uma empresa. Estes programas permitem a invasão de arquivos privados de outro computador ou gravar aquilo que um usuário tecla. Estima-se que muitos governos e corporações podem usar spyware uns contra os outros, mas essa prática pode deixar rastros.

Em geral, a maioria das empresas espera algum tipo de industrial de espionagem a ser praticada contra eles em algum ponto. Na verdade, grandes empresas muitas vezes empregam pessoal de segurança para trabalhar especificamente nesse tipo de proteção. Como os criminosos geralmente não são capturados, dificilmente esses crimes deixarão de existir.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas