Manuseio automatizado de materiaisO manuseio automatizado de materiais refere-se à gestão do processamento de materiais pelo uso de máquinas automáticas e equipamentos eletrônicos.

Além de aumentar a eficiência e velocidade pelas quais os materiais são produzidos, transportados, armazenados e manuseados, a técnica reduz a necessidade de seres humanos para fazer todo o trabalho manualmente.

Isso pode diminuir significativamente os custos, as chances de erro humano ou lesões e também a perda de tempo quando os trabalhadores humanos precisam de ferramentas pesadas para realizar certos aspectos do trabalho ou são fisicamente incapazes de realizar o trabalho.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Alguns exemplos de materiais comumente utilizados nos processos automatizados de manuseio incluem robótica em ambientes industriais e tóxicos, informatização de inventário de sistemas, digitalização, contagem e classificação de máquinas e envio e recebimento de equipamentos. Esses recursos permitem que os seres humanos executem o trabalho de forma mais rápida, mais segura e com menos necessidade de pessoal adicional para gerenciar tarefas de rotina e aspectos demorados de produção de bens.

Em muitas fábricas e em áreas onde os requisitos de produção impedem os funcionários de realizar trabalho manual, manuseio de materiais automatizado pode ser a única opção. Por exemplo, seria praticamente impossível que uma força de trabalho humano montasse um grande número de automóveis hoje inteiramente à mão sem o uso de alguns equipamentos automatizados, como os dispositivos de montagem e faixas que carregam as carcaças dos automóveis de uma extremidade da fábrica para outra.

Além disso, seria fisicamente impossível para uma equipe transportar, levantar e manter o controle de recipientes pesados ​​cheios de materiais e colocá-los em áreas de armazenamento ou camas de caminhão sem o uso de recursos automatizados como elevadores, guindastes ou caminhões.

Outra situação em que essas máquinas são essenciais é quando se lida com produtos químicos tóxicos ou inflamáveis.

Esteira para transporte de materiais

Esteira para transporte de materiais

Sistemas automatizados usam dispositivos de rastreamento para verificar materiais que entram e saem da fábrica e esta informação é automaticamente ligada a computadores que contam à gerência da fábrica quando pedir mais materiais, onde os suprimentos estão armazenados e onde alocar e transportar os materiais. Essas ferramentas são comuns na maioria dos depósitos e ambientes de transporte e produção, pois aumentam a produtividade e reduzem o desperdício.

Esses processos não são novidade para fabricação e gestão de materiais. Eles estão em vigor desde a virada do século 20, quando a produção em massa exigiu a utilização de máquinas pesadas para transformar matérias-primas em produtos úteis para uso doméstico e comercial. Manuseio de materiais automatizado é agora comum entre muitas empresas e continuará a se desenvolver, graças aos avanços contínuos na tecnologia.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial