Pallets termicamente tratadas

Pallets termicamente tratadasPallets termicamente tratadas são um tipo de pallet de madeira usado para o transporte de mercadorias especialmente tratadas para evitar que insetos ou fungos sejam transportados pela embalagem de um local para outro.

O pallet é uma estrutura de madeira que tem um sarrafo na parte superior. As ripas de madeira são espaçadas com aproximadamente uma polegada (2,5 cm) entre cada ripa, de modo que o peso dos produtos colocados em cima do estrado pode ser uniformemente distribuído e impedir que as lâminas se encurvem.

A Organização Internacional para Padronização (International Standard Organization – ISO) regula o tamanho de estrados de madeira e há 6 tamanhos aceitos mundialmente. A maioria das empresas de transporte exige pallets em conformidade com estes tamanhos ISO para que possam caber em caminhões e contêineres transoceânicos sem perder muito espaço.

Configurações de paletes padrão também funcionam melhor com empilhadeiras, já que a maioria desses equipamentos foi projetado para acomodar pallets padrão.

Tradicionalmente, uma palete de madeira é feita por uma madeira de 2×4 e pode ou não ser tratada. Em 2002, membros da Organização das Nações Unidas assinaram um tratado durante a Convenção Internacional de Proteção de Vegetais (IPPC) que estabelece que as embalagens de madeira, como paletes de exportação, devem receber tratamento térmico ou ser fumigadas.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

A finalidade das paletes tratadas termicamente é prevenir que infestações de insetos, bactérias ou fungos sejam transmitidas através de materiais, já que o transporte de pallets de madeira geralmente acontece de país para país. Se não forem utilizadas pallets tratadas termicamente, o remetente pode estar sujeito a multas e seus produtos podem ser apreendidos para a destruição.

Embalagens termicamente tratadas pelo calor ou fumigação levam um carimbo com uma certificação que reduz a chance de que o embarque será retido na alfândega. Pallets tratados termicamente devem ser certificados usando NIMF 15 (requisitos de tratamento térmico). Estas exigências, que foram desenvolvidas como resultado do tratado da IPPC, oferecem orientações sobre como as empresas fazem as pallets tratadas termicamente. Embora este requisito regule apenas as remessas internacionais, muitas empresas agora usam apenas as versões termicamente tratadas.

Pallets com selo de tratamento térmico

Pallets com selo de tratamento térmico

Para criar um tratamento térmico de pallets, a madeira tem de ser aquecida a pelo menos 56º Celsius. Antes do aquecimento, a madeira usada na forma de paletes também deve ser descascada para que apenas o núcleo seja usado para fazer a embalagem. O processo de calor remove parte da umidade da madeira, o que também a torna mais resistente ao tempo e menos propensa a apodrecer.

Uma vez que o processo de secagem é concluído, um selo que ostenta a marca ISPM junto com o país de origem é impresso sobre o pallet. O tratamento térmico de paletes está agora em conformidade e disponível para envio para fora do país.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password