Nas operações de corte e canal, muitos usuários utilizam ferramentas não-otimizadas de acordo com o material da peça a ser usinada. Isso porque entendem que o tempo de corte é relativamente pequeno. Porém, segundo a Walter, há um potencial econômico enorme no que se refere a corte e canal, especialmente quando várias operações semelhantes serão executadas na mesma peça.

Pensando nisso, a empresa projetou uma pastilha intercambiável para canais de duas arestas (tipo GX) na classe Tiger.tec, adaptáveis ao sistema modular Novex-Cut. A designação do material de corte é WAK20 e as ferramentas podem ser aplicadas para ferro fundido cinzento e nodular. A geometria de corte especialmente adaptada aos materiais das peças permite que parâmetros de corte extremamente altos sejam alcançados, além de proporcionar ótima vida para a ferramenta.

Segundo a Walter, a operação com a nova ferramenta traz outras vantagens: devido ao formato especial do inserto, pode ser aplicado nos sentidos de avanço axial e longitudinal. Isso significa que o faceamento na operação de canais pode ser executado, versatilidade que proporciona ainda outro benefício: ao usinar contornos internos que são difíceis de acessar, o cliente pode economizar uma ou várias trocas de ferramenta.

As pastilhas estão disponíveis nos seguintes tamanhos: 9, 16 e 24mm (GX09, GX16, GX24). Profundidade máxima de corte para a pastilha GX24: 25mm. O novo inserto está disponível nas larguras de corte de 3 a 6 mm e possibilita uma gama de mais de 260 combinações de interface de máquina.

A empresa também ampliou o programa de pastilhas para canais com duas arestas de corte, introduzindo os insertos Tiger.tec com cobertura PVD. As ferramentas são para o sistema modular Novex-Cut e foram desenvolvidas com o objetivo de melhorar a eficiência na usinagem de aço e aço inoxidável.

Complementando a linha Tiger.tec, as novas pastilhas apresentam elevada tenacidade, característica usualmente requerida na usinagem de canais, e geometrias otimizadas nas arestas de corte. Devido ao formato especial, os insertos são adequados para a usinagem de canais axiais e radiais, e também proporcionam faceamento subseqüente às operações, uma vantagem nas usinagens de difícil acesso (como contornos internos), já que permite economizar uma ou várias trocas de ferramentas.

As pastilhas da nova classe estão disponíveis nos tamanhos de 16 e 24mm (GX16 e GX24), em larguras de corte de 3 a 6mm. A profundidade máxima de corte para a pastilha GX24 é 21mm.

As novas pastilhas para canal GX com geometria otimizada estão disponíveis na classe Tiger.tec para ferro fundido e com coberturas CVD e PVD para todos os aços. As pastilhas se distinguem pelas cores: a bicolor é para operações com ferro fundido, a dourada tem como aplicação principal o aço e a champagne, o aço inoxidável.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos