O sucesso de suas novas gerações de produtos na área de furação - particularmente a família de brocas T-Drill - levou a TaeguTec a investir na ampliação da capacidade produtiva dessa linha. Para tanto, na fábrica da empresa em Daegu, na Coréia do Sul, está sendo construída unidade de 3 mil m², exclusiva para a produção de ferramentas de furação.

O total de recursos para a nova unidade está previsto em US$ 15 milhões, distribuídos entre 2005 e 2006. Hoje, a linha de furação responde por apenas 10% do faturamento da fabricante sulcoreana, mas, de acordo com Moshe Sharon, presidente mundial da TaeguTec Ltd., a participação dessa linha no volume de negócios está em acelerado crescimento, como demonstra o gráfico de vendas que compreende os meses de janeiro a outubro de 2005: as vendas da linha de furação cresceram 63%, em comparação ao mesmo período de 2004. Vale ressaltar que no mesmo período o faturamento total cresceu cerca de 40%.

O carro-chefe na linha de furação são as brocas com insertos intercambiáveis T-Drill, que alcançaram boa aceitação no mercado mundial. De acordo com Sharon, a tecnologia inserida nessa ferramenta impressionou o mercado de tal forma que acabou por atrair a atenção dos clientes para as demais linhas de furação da empresa.

Para o presidente, a chave do sucesso está no criativo (e patenteado) design da broca, que ampliou o espaço de escoamento de cavacos em cerca de 30%. "A T-Drill apresenta um avanço em termos de desembaraço de cavacos", afirma Sharon, acrescentando que esse desempenho foi obtido graças à combinação do design da broca com os furos de refrigeração, "torcidos desde a base" - tecnologia também desenvolvida pela engenharia da TaeguTec.

Outro destaque do projeto da T-Drill está na face oposta à da pastilha, ponto de saída dos cavacos, onde esses se chocam com o corpo da ferramenta. Essa pequena área de contato com o cavaco recebe um tratamento especial, com material mais resistente, aumentando a vida útil também do corpo da ferramenta. "O corpo da ferramenta tem um custo significativo para os clientes, detalhe que até aqui não vinha sendo muito observado pelos demais fabricantes", frisa Sharon.

Testes e estudos realizados pela equipe de desenvolvimento da TaeguTec constataram grande estabilidade no conjunto da T-Drill. "A ferramenta ficou muito tenaz. Graças ao design a operação fica muito estável e a superfície do furo muito uniforme", informa Sharon.

Disponível com pastilhas de duas, três e agora também com quatro arestas, para furos com 2xD, 3xD e 4xD, a linha T-Drill está constante ampliação. Já estão disponíveis ferramentas para furos menores (de 12,5 a 15 mm de diâmetro), que se somam às versões para furos de 15 a 50 mm de diâmetro. Também estão sendo lançadas ferramentas para furos acima de 50 mm. "Outra vantagem é que se pode usar o mesmo corpo para vários diâmetros de broca", diz Sharon. Para ficar apenas num único exemplo, para furos entre 61 e 67 mm pode-se usar o mesmo corpo de broca.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas