NT Series combina torno e centro de usinagemA Mori Seiki lançou uma nova linha de máquinas, a NT Series Integrated Mill Turn Center, que combina integralmente as funções de tornos e centros de usinagem. Segundo a empresa, a linha vem atender as exigências do mercado no que se refere a máquinas precisas e que reduzam o custo por peça, integrando os processos de tal forma que permite a produção de peças num único set up.

Nos três anos de desenvolvimento da nova linha, a empresa japonesa perseguiu um projeto que fosse um avanço no conceito de máquinas multitarefas. Assim, a NT integra as mais recentes inovações da Mori Seiki desenvolvidas para suas linhas de tornos e centros de usinagem, incluindo a tecnologia DCG (Driven at the Center of Gravity) e a construção Box-in-Box. Segundo declarações do presidente da empresa, Masahiko Mori, com a NT Series se buscou desenvolver um conceito de máquina rígido, robusto e produtivo.

A nova linha abrange variada gama de aplicações de máquinas de cinco eixos simultâneos, incluindo a usinagem de formas complexas, retífica e usinagem de engrenagens. Os mercados-alvo da empresa com a NT são os fabricantes de peças para a indústria aeroespacial, de peças e protótipos para a indústria automotiva, de moldes e matrizes, de peças para a indústria de energia, de construção, entre outras.

As máquinas estão disponíveis nas famílias NT 3000 com distância entre centros de 500 e 1000 mm; NT4000, com 700, 1000 e 1500 mm; e NT5000, com 1200 e 1800 mm. O tempo de troca de ferramenta é de 1 s; e 3,4 s de cavaco-a-cavaco.

Segundo a Mori Seiki, a nova linha extrai o máximo potencial tanto dos tornos quanto dos centros de usinagem, permitindo incremento do desempenho de todos os tipos de usinagem. "Baseado num conceito inteiramente novo, a NT Series permite dobrar a produtividade", diz o press-release da Mori Seiki.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos