Excelente dureza a quente, alta resistência ao desgaste e melhor evacuação de cavacos são algumas das características do novo revestimento da Balzers, o Balinit Helica. Mais novo membro da família G6 de revestimentos, o Helica oferece performance superior à dos revestimentos com base em titânio e pode ser aplicado em todas as classes de aço e ferro fundido, com refrigeração interna ou externa e ainda em trabalhos a seco ou com mínima quantidade de lubrificante.

"Atingimos ganhos significativos nas propriedades que tem impacto em furação", diz Wolfgang Kalss, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Balzers. Segundo Kalss, testes realizados com o novo revestimento confirmaram a alta resistência ao desgaste abrasivo e proteção da haste da broca, com baixíssima adesão na haste. Á base de AlCr, o novo revestimento suporta trabalhos em temperaturas acima de 1100ºC, tem microdureza (HV 0,05) de 3000 e alta resistência à oxidação.

Outra característica do produto está na sua estrutura multicamada pelo processo PVD (deposição física de vapor), de maior resistência ao cisalhamento, que assegura desgaste homogêneo. De acordo com a empresa, esse possibilita a diminuição na tendência ao desplacamento na aresta de corte da broca, com considerável aumento da resistência. Além disso, o Helica proporciona uma superfície extremamente lisa que facilita a evacuação de cavacos durante a furação.

Para Christoph Gey, gerente de pesquisa e desenvolvimento para ferramentas de corte, "com essas vantagens, o Balinit Helica supera os revestimentos de nitreto de titânio-alumínio em todos os materiais comuns em trabalhos de furação".

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação