Fluidos magnetoreológicos pertencem à classe dos chamados "materiais inteligentes". Suas propriedades de viscosidade e fluxo podem ser alteradas pela simples aplicação de uma corrente elétrica.

E não é por acaso que os fluidos magnetoreológicos estão sendo aplicados diretamente na indústria: as alterações em sua viscosidade ocorrem em uma fração de milisegundo - muito mais rápido do que qualquer sistema mecânico convencional. Isto os torna adequados para serem utilizados no controle altamente eficaz de vibrações - seja em veículos, robôs, mecatrônica ou qualquer outra forma de atuador.

Agora os pesquisadores Jorge A. Cortés, Leopoldo S. Villarreal-González e Manuel Martínez, do Instituto Superior de Estudos Tecnológicos, do México, publicaram uma nova pesquisa onde eles utilizam um programa de computador de simulação dinâmica para analisar o comportamento e o desempenho de sistemas constituídos por peças rígidas ou flexíveis, submetidas a grandes movimentos. Um exemplo típico desse tipo de aplicação é o sistema de suspensão de um automóvel.

Os experimentos iniciais foram feitos utilizando-se justamente um amortecedor, o principal elemento do sistema de suspensão. Os cientistas mediram o deslocamento do amortecedor sob a influência de várias forças de compressão, e verificaram as tensões elétricas necessárias para compensar essas forças.

Os dados foram então utilizados para desenvolver modelos e simulações que permitem ajustar a suspensão para diversas condições de rodovias. Os pesquisadores comprovaram que os sistemas de suspensão reconfiguráveis são tecnologicamente factíveis utilizando-se os fluidos magnetoreológicos.

Agora eles pretendem aprimorar os algoritmos do seu programa, para que ele possa controlar com total eficiência o sistema de suspensão, atendendo não apenas às condições das estradas, mas também aos níveis de conforto selecionados pelo usuário do veículo.

Autor(es): Inovação Tecnológica

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica