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WEG nos bondinhos cariocas

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WEG nos bondinhos cariocasO motor Alto Rendimento Plus WEG atua no sistema que movimenta os bondinhos de passageiros através do primeiro trecho do percurso do teleférico, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca.

Considerado um dos cartões postais do Rio de Janeiro, o morro do Pão de Açúcar com seus famosos bondinhos é uma atração para todos os turistas que buscam um passeio inesquecível e com paisagens deslumbrantes.

O motor assíncrono de indução e Alto Rendimento Plus carcaça 315B, 320CV, IV pólos, 440V, série BG 75719 foi adquirido pela CCAPA (Cia Caminho Aéreo Pão de Açúcar) para compor o sistema Ward-Leonard, instalado no Morro da Urca e responsável pelo movimento dos bondinhos de passageiros através do primeiro trecho do percurso do teleférico, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca.

O sistema Ward-Leonard é usado para conversão eletromecânica de energia. Para o funcionamento do sistema, o motor assíncrono WEG alimenta um gerador, que fornece energia em corrente contínua para um motor CC, que por sua vez faz a propulsão dos bondinhos. Todo o sistema instalado, exceto este motor WEG, é relativamente antigo porém está em excelente estado de conservação devido à rigorosa manutenção aplicada.

O primeiro bondinho subiu até o Morro da Urca em 27 de outubro de 1912. A tecnologia veio da Alemanha, mas foram operários brasileiros que viabilizaram o projeto. Em 1972, a CCAPA inaugurou o atual sistema teleférico. O investimento foi de cerca de US$ 20 milhões e aumentou em 10 vezes a capacidade de acesso do público. Hoje os bondinhos podem transportar 1.360 pessoas por hora.

A inauguração do teleférico projetou o nome do Brasil no exterior. O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro instalado no Brasil e o terceiro no mundo, alavancando o desenvolvimento do turismo nacional. Hoje, a visão dos bondinhos, no seu constante vaivém, está incorporada à paisagem carioca.

Considerado um dos mais seguros do mundo, o sistema teleférico do Pão de Açúcar é formado por quatro bondinhos – dois na primeira linha e dois na segunda. Cada bondinho tem dois cabos de sustentação e um de tração. Todo o sistema é monitorado e programado por equipamentos eletrônicos de última geração, que checam 47 itens de segurança antes de cada viagem. Diariamente, pela manhã, é ainda realizada, antes da abertura ao público, uma viagem de inspeção. A manutenção dos sistemas, feita pela CCAPA, segue os mais rigorosos padrões internacionais.

Do alto, paisagens deslumbrantes compõem o cenário: desde as praias do Leme, passando por Copacabana, Ipanema, Flamengo e Leblon; além da Pedra da Gávea; o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; há ainda a Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; o centro da Cidade; o Aeroporto Santos Dumont; a Ilha do Governador; a cidade Niterói; a Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico "Dedo de Deus".

Divulgação WEG

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