A Sick do Brasil, multinacional alemã que atua na área de sensores, identificação e sistemas de segurança, traz para o mercado nacional o novo conceito de segurança para dobradeiras hidráulicas (viradeiras): a linha V 4000, sistema que funciona com câmera de segurança.

De acordo com a engenheira Mônica Fato, trata-se de um equipamento de proteção eletro-sensitivo, baseado em um sistema de processamento de imagens e aprovado para uso na Categoria 4, de acordo com a norma EN 954-1 (NBR 14153), que estabelece novos padrões relacionados com a melhoria de processos de comissionamento e disponibilidade, mesmo em tarefas complexas de dobra.

Mônica ressalta que esse sistema é fácil de ser integrado ao controle da dobradeira do cliente, podendo ser ativado por meio de três modos de proteção, de acordo com a complexidade da dobra a ser realizada, um após o outro, quantas vezes forem necessárias, para o mesmo objeto.

Ainda segundo a engenheira, o V 4000 apresenta uma vantagem importante para o processo de dobra. Ao contrário dos sistemas convencionais, o movimento descendente do martelo não precisa mais ser interrompido antes

do corte, devido ao uso de um novo método que utiliza o pedal de acionamento. "As reduções dos tempos de ciclo aumentam a capacidade da máquina e conseqüentemente sua produtividade."

Já o processamento inteligente de imagens do V 4000 estabelece novos padrões com relação ao comissionamento e disponibilidade. "As vibrações, típicas das dobradeiras, não interferem na resposta do sistema, já que uma área completa do sensor, dentro da qual a área de segurança monitorada é programada, é avaliada inteligentemente", complementa Mônica.

E por fim, o sistema de câmeras de segurança V 4000 tem a função de rastrear pequenas mudanças de alinhamento, acompanhando-as com o volume monitorado. Esta imunidade a qualquer desalinhamento também faz com que o ajuste durante o primeiro comissionamento se torne mais simples e mais rápido em relação às cortinas de luz convencionais.

"A integração mais simplificada nos sistemas de controles existentes também se traduz em benefício para o usuário na medida em que opera, de qualquer forma com os sinais usados nas dobradeiras", finaliza.

Autor(es): Assessoria de comunicação da Sick

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação