A Eplan Brasil - distribuidora exclusiva no país da alemã Eplan Software e Service - inicia a comercialização do fluidPlan, software voltado para empresas e profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de projetos nas áreas de pneumática, hidráulica, lubrificação e refrigeração. O fluidPlan incorpora um alto grau de automação que se traduz em aumento da produtividade e valorização do tempo dos projetistas. O software integra-se totalmente ao Eplan, para o desenvolvimento de projetos elétricos.

"A integração faz com que o desenvolvimento de projetos nas duas áreas caminhe em paralelo e se possa compartilhar informações, de forma documentada e sistemática”, explica Luís Araújo, diretor comercial da empresa. Um dos recursos mais importantes do fluidPlan é a geração de documentação, que dá aos usuários dos sistemas, administradores e equipes de manutenção controle preciso sobre todas as características do projeto. Assim, o trabalho de desenvolvimento gera listas de materiais, listas de compras, de sobressalentes, de componentes e peças desgastadas. Ou ainda, de tubulações, mangueiras e intervalos de lubrificação.

O fluidPlan foi criado especificamente para pneumática e hidráulica, agregando os avanços da indústria de software para oferecer soluções customizadas, não existentes em CAD genéricos. Assim, ao colocar um símbolo na tela - um pistão ou uma válvula, por exemplo - o projetista está operando com um objeto que traz todas as informações relevantes sobre aquele componente. Isto é, a ele estão associados o nome do fornecedor, modelo, características técnicas, preço e outras. É a partir dessa base que serão geradas as diferentes listas de documentação. Outro ponto importante é que o software está integrado ao catálogo eletrônico da Festo Automação.

O fluidPlan atende as especificações de padronização internacional, assegurando que o projeto desenvolvido possa ser implantado em outros países. Para isso tem como referência a norma DIN ISO 1219. Os projetos criados com o software podem ser transportados para outros idiomas, com facilidade, graças às funcionalidades de tradução, que empregam terminologia especializada, de acordo com a norma ISO 5598.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial