Motores Ex operam com inversoresCertificação inédita entre os fabricantes de motores elétricos do Brasil permite o uso de motores WEG à prova de explosão com inversores de freqüência.

Emitido pela União Certificadora (UC), o certificado contempla as linhas Ex-d e Ex-n padrão; Ex-d e Ex-n Ip/In <6; Ex-d e Ex-n Alto Rendimento Plus; e Ex-d e Ex-n Ip/I< 6 Alto Rendimento Plus.

A faixa de velocidade a que estes motores podem ser submetidos é de 6 a 70 Hz (6 a 60Hz para II pólos), os motores Ex-d estão aptos a operar em áreas classificadas como Zona 1 (ABNT/IEC), Grupo IIA / IIB, possuem classe de temperatura T4 e podem ser instalados em locais com temperatura ambiente de até 60°C; já os motores Ex-n podem operar em áreas classificadas como Zona 2, Grupo IIA / IIB / IIC - T3 (ABNT/IEC), possuem classe de temperatura T3 e sua instalação é permitida em locais com temperatura ambiente de até 40ºC.

A inspeção é feita anualmente pela UC, instituição sediada em São Paulo e autorizada pelo INMETRO. As características-padrão mantêm-se as mesmas nas linhas; entretanto, alguns opcionais merecem destaque, como o Sistema de vedação W3 Seal que garante grau de proteçãoIPW66 em ambas as linhas, além do Sensor térmico nos mancais, Pintura interna anticorrosiva e Pino graxeiro a partir da carcaça 132 nos motores da linha Ex-d e a partir da 90 na Ex-n. A Linha Ex-n conta ainda com opcionais exclusivos, como o Sistema de lubrificação Oil Mist, e Vedação dos mancais (Labirinto Taconite e Retentor).

Para trabalhar com esses motores, os inversores devem possuir tipo de controle vetorial, característica operacional PWM e freqüência de chaveamento maior ou igual a 2,5 kHz.

Algumas aplicações das Linhas Ex-d e Ex-n

Os motores da linha Ex-d e Ex-n podem ser utilizados em bombas, centrais de ar condicionado, ventiladores, britadores, exaustores, britadores, talhas, compressores, transportadores contínuos, máquinas operatrizes, bobinadeiras, moinhos, trefiladeiras, centrífugas, prensas, guindastes, pontes rolantes, cavalos mecânicos para prospecção de petróleo, elevadores, teares, trituradores, picadores de madeira, injetores, mesas de rolos, torres de resfriamento, embaladeiras e etc.

Autor(es): Divulgação WEG

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos