Há cerca de dois anos, a Hurth Infer - fabricante de máquinas e ferramentas de Sorocaba (SP) - ganhou concorrência internacional para produzir uma brochadeira especial para a Fiat, de Betim (MG). Na semana passada teve início o processo de try-out da máquina, que levou cerca de 15 meses para ser produzida.

Na concorrência, a Fiat solicitava uma máquina para fazer o brochamento de um conjunto de peças da caixa de transmissão, com a possibilidade de também realizar o trabalho de furação. Com larga experiência na produção de brochadeiras convencionais e CNC, a Hurth Infer apresentou três propostas: uma brochadeira CNC; uma transfer linear para brochamento e furação; e um centro de manufatura rotativo com cinco estágios.

A terceira proposta foi a escolhida pela montadora. A máquina tem cinco estágios: brochamento (com duas fases); furação/fresamento; escariação/alargamento; rosqueamento; e um de descarga. Para Nestor Amaranto Perera, gerente de Fabricação de Máquinas, essa máquina é uma prova de que a brochadeira pode integrar-se aos demais processos de manufatura, tanto no quesito flexibilidade como em termos de set up.

O gerente explica que até recentemente a brochadeira era vista como uma máquina exótica no conjunto da manufatura. Isso por ter aplicações muito específicas, pelo próprio porte da máquina e das ferramentas que utiliza e também por ter se mantido afastada da evolução ocorrida em outras linhas, como tornos, retíficas etc.

Com a introdução do CNC nas brochadeiras - processo no qual a Hurth Infer tem participação importante a nível mundial - algumas barreiras foram vencidas. Outros dispositivos, como o de troca automática - este um pioneirismo da Hurth Infer -, permitiram redução ainda maior do set up, que caiu de cerca de 35 minutos para apenas 10 minutos, sendo que o tempo de troca da ferramenta é de apenas 3 minutos. "No total, pode-se chegar a um quarto ou um quinto do tempo de preparação", afirma Perera.

O centro de manufatura rotativo que está sendo entregue à Fiat, na opinião de Perera, é uma prova inconteste da evolução do processo de brochamento. O conjunto de três hastes de comando de velocidade da caixa de transmissão será produzido em menos de 30 s, em único ciclo. E é produzido com uma única fixação, atendendo recomendação da Fiat, o que aumenta o índice de confiabilidade. O conjunto irá equipar todos os veículos produzidos em Betim. "O mercado demandava esses desenvolvimentos, pois o brochamento havia se tornado um gargalo na produção", diz Perera.

A máquina também traz tecnologias que já integravam a linha de brochadeiras CNC da Hurth Infer, como a hidráulica inteligente. A mesa possui acionamento hidráulico proporcional que permite controlar a parada e a mudança da velocidade em processo

"Fizemos uma máquina que tivesse como atributo principal a preparação. A máquina é auto-suficiente na troca de ferramenta, detalhe fundamental em termos de ergonomia, pois as ferramentas dessas máquinas são muito pesadas", diz o gerente.

Essa capacidade tecnológica tem permitido à Hurth Infer a ocupar espaço importante no mercado nacional. Especialmente entre 1995 e 2001, período que concentrou vários investimentos para a produção de caixas leves e pesadas de transmissão, casos da GM, Ford, Fiat e, em caminhões, DaimlerChrysler e Volvo. Vale lembrar que o brochamento é o processo mais indicado para a produção dos elementos dentados das caixas de transmissão.

No mercado desde 1963, a Hurth Infer iniciou suas atividades produzindo ferramentas rotativas de aço rápido. Hoje são oito unidades de negócio: ferramentas para engrenagens; facas shaving; brochas internas; brochas externas; reafiação; usinagem; tratamento térmico e a Divisão Máquinas, onde são produzidas brochadeiras, chanfradoras e rebarbadoras. Na área de brochamento, atua desde que começou a produzir ferramentas para brochar em 1979, quando realizou acordo de transferência de tecnologia com a italiana Varinelli.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos