Parcerias na inovação tecnológicaCom apoio da WEG, Finep lança prêmio em Jaraguá do Sul e apresenta detalhes sobre parcerias na área de Pesquisa & Desenvolvimento e as linhas de financiamentos disponíveis para o setor tecnológico.

O 3º Fórum de Inovação Tecnológica encerrou a programação realizada nos dias 3 e 4 de abril pela FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos - em Jaraguá do Sul. Além do lançamento do 9º Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, no Fórum empresários, pesquisadores e especialistas conheceram detalhes sobre parcerias na área de Pesquisa & Desenvolvimento e as linhas de financiamentos disponíveis para o setor tecnológico.

Essa foi a primeira vez que o lançamento do Prêmio Finep e o Fórum de Inovação Tecnológica aconteceram fora de uma Capital. Conforme o superintendente de ações de articulação institucional da Finep, Carlos Ganem, a iniciativa é um reconhecimento à liderança e ampla participação das empresas de Jaraguá do Sul na busca do aprimoramento tecnológico para a competitividade interna e externa.

O Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ) apresentou os resultados do convênio com a WEG para o desenvolvimento de geradores síncronos de alto rendimento. O investimento de R$ 1 milhão, apoiado pela empresa e com participação da FINEP, resultou em 3 modelos com capacidades de 65 KVA, 200 KVA e 480 KVA e uma média de 2,5% na melhoria do desempenho. O tema foi apresentado pelo coordenador do curso de engenharia elétrica da instituição de ensino, professor Sebastião Nau, destacando a importância do relacionamento da universidade com o setor empresarial.

"Esse é um investimento que traz bons resultados para todos. Quando a empresa investe em parcerias com as instituições de ensino, há um retorno na qualificação dos professores e conseqüentemente na formação de profissionais melhores que trabalharão para essa empresa, gerando com isso melhores negócios", afirmou Nau. O apoio da WEG, segundo ele, permitiu que a UNERJ estruturasse os laboratórios da graduação, beneficiando diretamente a qualidade do ensino na região.

O Prêmio Finep surgiu na região Sul do Brasil em 1998, por iniciativa da Editora Expressão, de Florianópolis, para premiar investimentos das empresas e instituições de pesquisa que visam o desenvolvimento de novos produtos e processos, na busca permanente da inovação e da liderança tecnológica.

Em 2005, dos 679 projetos que disputaram os seis primeiros lugares das 7 categorias (Média/Grande Empresa, Pequena Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, Produto, Processo, Inovação Social e Inventor Inovador), 206 eram da região Sul do Brasil. "Foi um recorde de participações que esperamos superar neste ano", disse Carlos Ganem. Segundo ele, Santa Catarina sempre respondeu muito bem ao Finep. No ano passado, 17% de todas as operações foram captadas pelo Estado. Em 2006, a Finep/Agência Brasileira de Inovação tem disponível para as empresas e instituições o maior orçamento da sua história: R$ 2 bilhões.

O período de inscrição se estende até o dia 30 de junho, com os candidatos preenchendo o formulário disponível no website da Editora Expressão (www.expressao.com.br/premiofinep) e inserindo o case. O julgamento de todos os cases inscritos na região Sul acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, em Jaraguá do Sul, com a premiação marcada para o dia 18 de outubro. Os melhores disputarão a etapa nacional.

Autor(es): Divulgação WEG

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação