Uma das pioneiras no Brasil no mercado de CAD/CAM, fundada em 1988, a Ascongraph espera repetir em 2006 o bom desempenho dos últimos anos. Para tanto, conta com um forte aliado, o Mastercam X, nova versão de um dos softwares de CAM mais utilizados no mundo.

Lançada simultaneamente aos Estados Unidos, já com manual em português, a nova versão traz interface remodelada e novas estratégias de usinagem. Carlos Marcovici, gerente-geral da Ascongraph, distribuidora exclusiva do software no Brasil, lembra que em geral quando uma nova versão traz mudanças substanciais, caso da atual, os usuários a princípio se retraem. "Não é o que tem ocorrido com o Mastercam X. Rapidamente os usuários se habituam com as mudanças e conseguem realizar um trabalho mais produtivo do que anteriormente", diz. "Alguns usuários conseguiram reduzir à metade o tempo necessário para tirar uma peça".

Assim, Marcovici acredita que a empresa, que já vinha obtendo crescente participação no mercado brasileiro, consiga conquistar mais alguns pontos de market share. Atualmente são cerca de 1000 clientes e um total de 3 mil licenças, detendo entre 25 e 30% do mercado nacional (No mundo, segundo dados do Cimdata, o Mastercam soma 80 mil licenças, o que eqüivale a 18% do mercado; no segmento educacional, com 37 mil licenças, tem 20% do mercado).

Para o gerente, outro dado importante é que o Senai adotou o Mastercam como software-padrão para torneamento e fresamento na Olimpíada do Conhecimento. Atualmente, os Senais de seis Estados (DF, GO, RJ, RS, RN e AM) já utilizam o software em seus cursos regulares e os demais estão avaliando a possibilidade de também adotar o programa.

Na opinião do gerente, trabalhando com o mesmo software há 18 anos, a Ascongraph conseguiu sedimentar sua base de clientes. Tanto que boa parte do crescimento da empresa se dá em função da própria base instalada e, muitas vezes, a partir de indicações dos próprios clientes. "Hoje, mantemos contratos de manutenção e atualização com mais de 80% de nossos clientes", observa. Com seis representantes que cobrem s regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a Ascongraph também planeja agora estender seu campo de ação para o Nordeste e Norte, especialmente Manaus.

A empresa distribui também os softwares Sigmanest e Cimco. O Sigmanest - que aliás será mostrado na Feira da Mecânica, no estande da Oxipira - é um CAD/CAM que possibilita aos usuários encontrar os melhores arranjos para o corte de chapas, promovendo sensível economia de material. Já o Cimco é um software de comunicação CNC, que gerencia arquivos de máquinas CNC.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial