No dia 5 de maio, a Berkshire Hathaway Inc., dos EUA, e a Iscar, Ltd., de Israel, anunciaram fechamento de acordo para a venda de 80% do capital da Iscar Metalworking Companies (IMC). A Berkshire Hathaway tem como presidente Warren Buffett, um dos homens mais ricos do mundo, abaixo apenas de Bill Gates, da Microsoft.

A transação - que envolve as fabricantes de ferramentas Iscar, Ingersoll Tools, TaeguTec e demais empresas do grupo - avalia o grupo IMC em US$ 5 bilhões. A transação permanece objeto de condições de fechamento habituais, incluindo aprovações regulamentares.

A família Wertheimer, fundadora do grupo e principal acionista, manterá 20% das ações. Segundo a nota divulgada pelas empresas, a IMC continuará a ser administrada por sua atual equipe administrativa, incluindo o presidente Eitan Wertheimer e o CEO Jacob Harpaz, bem como o restante da equipe. "A IMC irá manter a sua matriz em Tefen, Israel, e suas operações mundiais continuarão como antes", diz o comunicado.

"Estamos satisfeitos com a parceria com a família Wertheimer e a administração atual da IMC, liderada por Eitan Wertheimer e Jacob Harpaz", disse Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway. "Como uma empresa verdadeiramente internacional, a IMC tem o maior desempenho de sua indústria, com boa presença nos mercados europeus, asiáticos e latino-americanos e com oportunidades de crescimento significativas à medida que continua a penetrar no mercado norte-americano. Meu sócio Charlie Munger e eu ficamos impressionados com o modelo de negócios simples e rentável da IMC. Com esta aquisição nós temos o benefício de investir em uma empresa estável com perspectivas de crescimento bastante significativas".

"Como um membro da família Berkshire, teremos o benefício de uma plataforma sólida que está comprometida em continuar nosso sucesso histórico", disse Eitan Wertheimer. "Esta transação não só é significativa para a nossa empresa, nossos clientes e funcionários, como também para a nossa indústria e para o Estado de Israel. Estamos agradecidos pelo investimento da Berkshire no grupo, e orgulhosos pelo que temos alcançado desde a fundação da Iscar há mais de 50 anos pelo meu pai Stef Wertheimer, o qual continuará a emprestar a sua visão para o grupo. Esperamos que seja uma parceria rentável e longa com a Berkshire Hathaway".

"Esta compra une a Berkshire Hathaway, uma das empresas de maior destaque da América, e a IMC, uma empresa industrial extraordinária com um alcance global confiável e uma presença econômica nas regiões mais dinâmicas do mundo", disse Jacob Harpaz. "Acreditamos que a nossa parceria com a Berkshire irá reforçar futuramente nossa posição no mercado norte-americano e em todo o mundo, e permitirá continuar o crescimento fenomenal que temos vivenciado nos últimos 50 anos".

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional