A Kyocera-Ceratip, fabricante de ferramentas de origem japonesa, tem ampliado sua participação no mercado de moldes e matrizes no Brasil. Uma das razões do sucesso recente da empresa nesse segmento é a linha MEC. Trata-se de uma linha composta de insertos intercambiáveis e cabeçotes para fresamento de topo e faceamento de grande poder de remoção de material e baixo esforço de corte.

"Essa linha tem sido bem aceita por permitir o emprego de parâmetros de corte mais agressivos ", diz Peter Silva, gerente Comercial da Kyocera-Ceratip no Brasil. Um dos principais benefícios obtidos com o emprego de maiores avanços e maiores velocidades de corte é o aumento da produtividade, explica o gerente, frisando que, para tanto, os insertos são bastante positivos (23º), o que reduz o esforço de corte.

Os insertos são disponíveis para a usinagem de ferro fundido, aço inoxidável e aços em geral, com raios de 0.4 - 0.8 - 1.2 - 1.6 - 2.0 e 3.1. Além disso, têm 90º perfeitos nas laterais, o que proporciona um batimento preciso e um excelente acabamento. "Quando se faz o acabamento do contorno do molde, por exemplo, o resultado é muito bom. Dá uma diferença de 13 microns, ou seja, nem se percebe a marca do inserto", diz Peter Silva, acrescentando que como os insertos tem formato similar a uma concha arrancam o cavaco mais facilmente, permitindo trabalhos com velocidade entre 250 e 300 m/min, com .25 de avanço. As fresas de facear são fabricadas nos tamanhos de 40 a 100 mm e as de topo de 10 a 40 mm.

De acordo com o gerente, outro produto que vem conseguindo boa aceitação das ferramentarias de Joinville (SC), onde é representada pela Joint Tools, são os insertos de CBN com quebra-cavaco e cobertura de titânio. Ideais para a usinagem de materiais temperados, evitam a formação de cavacos longos - característicos dos materiais temperados - que em geral provocam riscos na superfície das peças usinadas. Os insertos de CBN estão disponíveis com três tipos de quebra-cavacos BB-1, BB-2 e BB-3, respectivamente, para acabamento, médio desbaste e desbaste.

Uma novidade da empresa é a fresa MSR, também chamada de Monster, para usinagem pesada, de alto poder de remoção de material. "Essa fresa remove até um litro de cavaco por minuto", diz Silva. A fresa é equipada com insertos de 25 mm, com sulcos, para a redução do esforço de corte. O produto é indicado para fresamento pesado em peças de tratores, partes de navios e grandes placas para produção de moldes, em aço e ferro fundido.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas