Tintas WEG na TV DigitalConstrução da primeira torre para transmissão de TV Digital conta com as tintas WEG no plano de pintura. Montagem exigiu diversos estudos técnicos e culminou com a adoção de um sistema inédito no mundo.

Todas as redes de TV se comprometeram com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a iniciar suas transmissões digitais no Dia da Independência, mas a Globo e o SBT estão mais adiantadas. Em São Paulo, a Globo está construindo uma nova torre, de 115 metros de altura, sobre um prédio na Alameda Santos.

De propriedade da IPL Incorporadora Paulista, que cede à Globo a utilização exclusiva, a nova torre pesa mais de 200 toneladas e foi montada sobre o topo de um prédio de 70m de altura, atingindo a cota de 1.040m acima do nível do mar, a máxima (e também ideal) permitida pela autoridade competente (COMAR).

O equipamento deve concentrar ainda os demais sinais de transmissão do Sistema Globo de Radio e Televisão, tendo em vista a posição privilegiada no espigão da Avenida Paulista.

O detalhamento do projeto, o fornecimento de todos os materiais, a fabricação e pré-montagem em fábrica, a galvanização, a pintura, o transporte e a montagem completa do conjunto TORRE-ANTENA foi feito pela Everest, uma empresa de engenharia de infra-estrutura com forte participação no mercado de Telecom e presença marcante na infra-estrutura de energia, transporte, indústria e habitação popular pré-fabricada em aço. “A montagem da antena exigiu diversos estudos técnicos realizados pela Everest, inclusive com a adoção de um sistema inédito no mundo”, explica Milton Sérgio Ourivio, diretor da empresa.

Desenvolvida pela WEG para atender a pintura sobre superfícies galvanizadas, sem a necessidade de primer para zinco, a tinta utilizada na pintura da torre é a mesma utilizada pela Everest em todas as torres e postes produzidos pela Everest. “Parceira WEG desde sua fundação, há mais de 10 anos, a Everest utiliza essa tinta nos seus principais produtos. Os primeiros testes de campo foram realizados na cabine de pintura da Everest, na época em que a tinta foi desenvolvida”, conta Milton.

Segundo ele, Everest e WEG já trabalharam juntas em outro projeto similar, quando desenvolveram um sistema especial de pintura para a torre da nova sede da VIVO, em São Paulo. “O esquema atendeu a exigentes critérios de textura e acabamento do arquiteto, além dos requisitos técnicos. Foi um sucesso”, orgulha-se.

No projeto atual, a pintura da torre atendeu, por sugestão da WEG, o padrão de brilho usado em toda a marca Globo. Foram utilizados quase 500 galões de tintas WEG na torre.

A atual torre da Globo, sobre o edifício da TV Gazeta, na avenida Paulista, vai ser mantida para transmissões analógicas. Além da torre nova, o transmissor digital será instalado ainda antes da Copa. Neste ano, os estúdios do Projac vão ser adaptados para gravações em alta definição (HDTV), uma das vantagens da TV digital. Já o SBT tem estudo para comprar equipamentos para começar a gravar novelas em HDTV. A torre da emissora no Sumaré já está pronta para receber antena e transmissor digitais. A Band deve usar sua atual torre, na Paulista, para a TV digital, mas aguarda a definição, pelo governo, do padrão de modulação para iniciar os investimentos.

Autor(es): Marketing - WEG

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais