Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha
Energia

Energia

Notícias e artigos relacionados a Energia

Digite uma palavra chave para encontrar conteúdo relacionado:


A utilização de energia tem sido uma questão chave no desenvolvimento da sociedade humana, ajudando o homem a controlar e se adaptar ao meio ambiente. Gerenciar o uso da energia é inevitável em qualquer sociedade funcional. No mundo industrializado, o desenvolvimento dos recursos energéticos tornou-se essencial para a agricultura, transporte, coleta de lixo, tecnologia da informação, comunicação e indústria, que se tornaram pré-requisitos de uma sociedade desenvolvida. Saiba mais sobre energia.


Energia

Parques eólicos offshore

Parques eólicos offshore são plantas de energia elétrica gerada pelo vento construídas sobre a água. Essas estruturas podem ser erguidas em lagos, rios, litorais e nos oceanos. Quanto mais longe da costa, maior o custo de ...

Energia

Como funciona a Caixa de Bloom

Como funciona a Caixa de Bloom A Caixa de Bloom (ou Bloom Box) é uma fonte de energia alternativa capaz de gerar eletricidade sem ligação com a rede elétrica. A caixa ... Leia mais

Energia

O que é combustível sem fumaça

O que é combustível sem fumaça Um combustível sem fumaça é uma substância que pode ser queimada sem liberar no ar qualquer partícula visível. O termo refere-se geralmente apenas a combustíveis ... Leia mais

Energia

Energia mecânica elétrica

Energia mecânica elétrica Energia mecânica elétrica pode ser criada de duas maneiras: com um gerador elétrico ou um motor. O termo gerador elétrico é usado para descrever uma ... Leia mais

Energia

O que é sustentabilidade energética

O que é sustentabilidade energética A sustentabilidade energética desempenha um papel importante no nosso mundo e na atual geração populacional. É uma forma de sermos capazes de fazer uso dos ... Leia mais

Soluções de publicidade


Cadastre-se e receba notícias personalizadas


Saiba mais sobre energia

O uso crescente de energia desde a Revolução Industrial também trouxe consigo uma série de problemas graves, como o aquecimento global. Na sociedade e no contexto de ciências humanas, a palavra é usada como sinônimo de recursos energéticos.

Energia 1 Energia 2 Energia 3 Energia 4 Energia 5

Imagens relacionadas a energia

Na maioria das vezes, a definição de energia se refere a substâncias como combustíveis e de petróleo e produtos de energia elétrica em geral. Essas são fontes de energia utilizável, que podem ser facilmente transformadas em outros tipos de fontes de energia, que podem servir uma utilidade.

Desde que a humanidade descobriu diferentes recursos energéticos disponíveis na natureza, passou a inventar dispositivos, conhecidos como máquinas, que tornam a vida mais confortável usando os recursos energéticos. Assim, embora o homem primitivo soubesse a utilidade do fogo para cozinhar o alimento, a invenção de dispositivos como queimadores a gás e fornos de microondas aumentou o uso de energia para esse fim.

A tendência é a mesma em qualquer outro campo da atividade social, seja na construção de infraestrutura social, fabricação de tecidos para revestimento, transporte e até decoração, entre outras.

A indústria energética compreende a totalidade de todas as indústrias envolvidas na produção e venda de energia, incluindo extração, produção, refino e distribuição de combustíveis. A sociedade moderna consome grandes quantidades de combustível e a indústria de energia é uma parte crucial da infraestrutura e manutenção da sociedade em quase todos os países.

A indústria de energia compreende a indústria do petróleo , incluindo companhias de petróleo, refinarias de petróleo, transporte de combustível e de usuário final de venda em postos de gasolina; indústria de gás, incluindo gás natural , extração e gás de carvão fabricação, bem como a distribuição e vendas; indústria de energia elétrica , incluindo a geração de eletricidade , distribuição de energia elétrica e de vendas; indústria do carvão; a indústria de energia nuclear; indústria de energia renovável, incluindo energia alternativa e de energia sustentável, hidrelétrica, energia eólica e energia solar; indústria de energia tradicional com base na coleta e distribuição de lenha, cujo uso, para cozinhar e para aquecimento, é particularmente comum em países mais pobres.

Sem energia, não é possível realizar as tarefas cotidianas do mundo moderno

Sem energia, não é possível realizar as tarefas cotidianas do mundo moderno

A eficiência energética e a possibilidade de aproveitamento e outras fontes de energia renovável são assuntos bastante discutidos nos últimos tempos. Além das descobertas de gás natural - uma fonte bem valiosa na produção de energia - na Bacia de Santos e outros pontos na camada pré-sal, o Brasil e outros países do mundo tentam desenvolver técnicas mais eficazes no aproveitamento da energia eólica, biomassa, energia solar e outras provenientes de biocombustíveis.

Fazer casas, veículos e empresas mais eficientes em termos energéticos é um fator encarado como uma solução ainda pouco explorada a fim de resolver ou amenizar problemas como a poluição, o aquecimento global, a segurança energética e o esgotamento dos combustíveis fósseis .

Muitas dessas idéias foram discutidas há anos, desde a crise do petróleo de 1973 e no final dos anos 1970, o físico Amory Lovins popularizou a ideia de criação de um forte foco em eficiência energética. Entre outras coisas, Lovins ressaltou a ideia de satisfazer as necessidades de energia, aumentando a eficiência em vez de aumentar a produção de dela.

Embora controversa no passado, a energia nuclear é hoje considerada uma fonte sustentável e limpa de fornecimento

Embora controversa no passado, a energia nuclear é hoje considerada uma fonte sustentável e limpa de fornecimento

Por isso, na editoria Energia, falaremos sobre todos os aspectos que envolvem a produção de energia, com novas técnicas, além de explorar mais alguns assuntos tão comentados ultimamente, como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis, como podemos economizar energia nas residências e cortar custos nas indústrias e de que forma os ventos marinhos e a luz solar e a criação de indústrias sustentáveis que sejam capazes de captar todas essas fontes inesgotáveis de energia em prol da sobrevivência da população e do crescimento da economia.

Eficiência energética e energias renováveis fazem parte de uma política energética sustentável. Ambas as estratégias devem ser desenvolvidas simultaneamente, a fim de estabilizar e reduzir as emissões de dióxido de carbono. Com novas fontes de energia a preços mais acessíveis quem sai ganhando é a própria população e também as indústrias, já que muitas delas, especialmente do segmento de transformação de alumínio, se encontram em uma situação de desindustrialização por conta do alto valor de energia elétrica, o que torna inviável manter toda a cadeia de produção do alumínio.

Energia verde

A chamada “energia verde” é produzida de uma maneira que tem menor impacto negativo no meio ambiente do que de energia de fontes como combustíveis fósseis, que são quase sempre produzidos com efeitos secundários nocivos. Os tipos de energia mais verdes incluem a solar, eólica, geotérmica e hidrelétrica. Há vários outros, incluindo até mesmo a energia nuclear, que às vezes é considerada sustentável por sua origem, devido à menor quantidade de resíduos em relação à energia de fontes como carvão ou óleo.

Pensar em formas alternativas de energia é um dos desafios dos estudos atuais sobre sustentabilidade

Pensar em formas alternativas de energia é um dos desafios dos estudos atuais sobre sustentabilidade

O objetivo da energia verde hoje é, geralmente, criar alimentação energética com a menor quantidade de poluição possível produzida como um subproduto. Toda forma de energia vai resultar em alguma poluição, mas a energia sustentável é conhecida por causar menos danos do que a que não é.

A maioria das pessoas defende fontes verdes de energia com a justificativa de que o resultado do uso em todo o mundo resultará na capacidade de preservar o planeta por um longo tempo. Acredita-se que os gases de efeito estufa, um subproduto das fontes tradicionais de energia, como os combustíveis fósseis, causam o aquecimento global ou aceleram o processo de aquecimento do planeta.

Google