Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha
Metal Mecânica

Metal Mecânica

Notícias e artigos relacionados a Metal Mecânica

Digite uma palavra chave para encontrar conteúdo relacionado:


Na editoria Metal Mecânica, você poderá conferir tudo sobre os processos de soldagem, em seus mais variados estilos de solda, processos de forjamento, microusinagem e usinagem. A indústria metalomecânica abrange todos os segmentos responsáveis pela transformação de metais em produtos que vão desde equipamentos até material de construção civil. Saiba mais sobre metal mecânica.


Metal Mecânica

Como escolher o melhor eixo de aço

O ato de escolher um aço eixo começa com a determinação de que tipo funciona melhor com o veículo ou equipamento, bem como a forma como você pretende usá-lo de forma regular. Alguns designs de ...

Metal Mecânica

Extrusão de alumínio

Extrusão de alumínio Extrusões de alumínio são peças em forma de alumínio produzidas por aquecimento de blocos de alumínio, que são empurrados através de uma forma de molde ... Leia mais

Metal Mecânica

O que é usinagem fotoquímica

O que é usinagem fotoquímica Usinagem fotoquímica (na sigla em inglês, photochemical machining, ou PCM) envolve a criação de imagens gravadas ou recortes projetados usando um processo informatizado que expõe ... Leia mais

Metal Mecânica

O que é curvatura plástica

 O que é curvatura plástica A curvatura plástica normalmente envolve a alteração da forma de folha de plástico ou de ângulos que integram no tubo de plástico rígido para aplicações ... Leia mais

Metal Mecânica

Tolerância de curvatura

Tolerância de curvatura Tolerâncias de curvatura é uma medida da quantidade de material extra necessária para acomodar uma curva na folha de metal. Esta é uma função do ... Leia mais

Soluções de publicidade


Cadastre-se e receba notícias personalizadas


Saiba mais sobre metal mecânica

A metal mecânica também estuda todos as propriedades dos mais variados tipos de metais, inclusive para que não haja modificações nas suas estruturas depois do processo de usinagem, como requer alguns tipos de procedimentos.

Metal Mecânica 1 Metal Mecânica 2 Metal Mecânica 3 Metal Mecânica 4 Metal Mecânica 5

Imagens relacionadas a metal mecânica

Dentro do segmento metal mecânico estão os processos de deformação plástica, soldadura, fundição, forjamento, usinagem e maquinagem, além de estudar fenômenos de fadiga, fluência e atrito nos metais.

No Brasil existem muitas empresas reconhecidas e renomadas no mercado, especializadas em indústria de transformação e nos processos metalomecânicos, como as siderúrgicas CSN, Usiminas, ArcelorMittal, Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, Confab, Votorantim Siderurgia e Gerdau.

Essas e outras empresas multinacionais são responsáveis por toda a produção de metal usinado com o qual as demais indústrias produzem suas máquinas, eletrodomésticos, material de construção civil, bombas, compressores, válvulas, caldeiras, fornos e acessórios. 

E também componentes e equipamentos mecânicos, equipamentos de segurança e proteção industrial, equipamentos para tratamento de ar e refrigeração, instrumentos de medição e controle, ferramentas para manutenção entre outros componentes, peças e objetos que utilizamos diariamente.

A indústria metal mecânica, ou metalúrgica, pode ser dividida em três classes: metalurgia física, metalurgia extrativa e mecânica. A metalurgia mecânica é a área da Metalurgia que está em causa principalmente com a resposta dos metais às forças ou cargas. As forças podem resultar da utilização do metal como um membro ou parte de uma estrutura ou máquina, caso em que é necessário ter conhecimento sobre os valores-limite que podem ser suportados sem falha.

 Metal Mecânica

 Fundição de metal na indústria metalúrgica

Por outro lado, o objetivo pode ser a de converter um lingote fundido em uma forma mais útil, tal como uma placa plana, e, nesse caso, é necessário conhecer as condições de temperatura e de taxa de carregamento, que minimizem as forças que são necessários para fazer o trabalho.

A Metalurgia é um domínio de Ciência dos Materiais e Engenharia de Materiais. É um estudo do comportamento físico e químico de elementos metálicos e suas misturas, chamadas ligas. Os metalúrgicos estudam os mecanismos microscópicos que geram o “comportamento” de um metal ou liga, além das mudanças que ocorrem no nível atômico e que afetam as propriedades macroscópicas do metal (ou liga).

Engenharia de Materiais

Máquina de lingotamento contínuo de aço para metalurgia

Os vários processos envolvidos na extração de metais de seus minérios e refino são conhecidos como metalurgia. Os compostos de vários metais misturados com impurezas e encontrados na natureza são chamados minerais. Os metais que ocorrem naturalmente e podem ser extraídos de forma rentável e convenientemente são chamados minérios.

A metalurgia extrativa trata do processamento de minerais e da produção de metais, minerais concentrados minerais e produtos minerais. Ela exige um bom conhecimento e compreensão da química e dos princípios de extração de metais de minérios. Os extrativistas metalúrgicos estão envolvidos na planta de projeto, desenvolvimento, operações e gestão, controle e pesquisa. Este segmento envolve também uma sólida formação em processamento de minerais em hidrometalurgia e pirometalurgia.

No setor metalomecânico, existe também a chamada metalurgia do pó, que utiliza o processo de sinterização para a tomada de várias partes de pó metálico. O pó de metal é compactado por colocação numa cavidade de metal fechado (uma matriz) sob pressão. Este material compactado é inserido num forno e sinterizado numa atmosfera controlada a altas temperaturas, então, os pós metálicos coalescem e formam um sólido. Uma segunda operação de prensagem pode ser feita antes da sinterização para melhorar a compactação e as propriedades do material.

Google