A Hidral-Mac, maior fabricante de Prensas Hidráulicas da América Latina, acaba de firmar uma parceria com a WEG para o fornecimento de painéis de comandos elétricos para toda sua linha seriada de Prensas Hidráulicas.

A empresa produz cerca de 600 máquinas ao ano, que atendem praticamente todos os segmentos industriais, cortando, dobrando e conformando peças – todos os objetos metálicos, desde uma simples chave, até ventiladores, geladeiras ou carros tem a presença de uma prensa hidráulica na sua produção. Esse tipo de prensa, que tem capacidade de pressão superior a 2 mil toneladas, consegue dar forma a frio ao metal.

Hoje, algumas máquinas contam com painéis WEG e a meta é que em um ano todas estejam equipadas com este painéis “O painel de comandos elétricos é o cérebro da máquina. É quem define seu funcionamento e atribui sua segurança. E o padrão das nossas máquinas seriadas agora é WEG”, destaca o Gerente de Elétrica da Hidral-Mac, Marcelo Lopes Névoa.

A Hidral-Mac oferece prensas de 5 toneladas até 1.000 toneladas, além de projetos especiais. A empresa já utilizava motores e CLPs (Controladores Lógico Programáveis) WEG há mais de cinco anos. Mas montava internamente seus painéis, o que aumentava os custos de produção e a fazia perder tempo em um processo que não era o seu foco principal.

Em 2008, a WEG, através da seção de Vendas de Chaves Especiais, apresentou a idéia de fazer um protótipo do painel completo. O produto foi desenvolvido de acordo com as especificações da Hidral-Mac, testado e aprovado. “Esta seção de chaves especiais foi criada justamente com o objetivo de fornecer soluções dedicadas às máquinas dos clientes”, conta Manfred Peter Johann, gerente de vendas da Weg Automação.

Segundo Marcelo Névoa, com isto foi possível aumentar a qualidade e a confiabilidade dos painéis, que chegam bem acabados, prontos para funcionar e com a garantia de um pós-vendas eficiente. “Colocamos na máquina e ligamos”, resume ele. Como benefício adicional, os custos do processo de produção foram reduzidos em cerca de 20%, gerando economia principalmente de tempo e mão-de-obra dos funcionários. “Focamos ser a maior montadora de prensas hidráulicas do mundo. Com os painéis já montados, podemos nos concentrar em nosso foco principal”, afirma Marcelo.

O que é uma prensa hidráulica?

A prensa hidráulica é uma classe de ferramenta mecânica que foi importante para tornar possível a revolução industrial. Antes, a conformação de materiais laminados requeria que eles fossem martelados, e que a forma final fosse dada manualmente, com o uso de maço (martelo de grandes dimensões) e buril (ferramenta de aço com ponta oblíqua cortante, usado na gravação em metal ou madeira).

Houve outras tecnologias de prensa, como a prensa de parafuso, mas tinham limitações significativas — sendo a maior a pressão que eram capazes de atingir. Tais limitações foram superadas pelas prensas hidráulicas modernas, capazes de pressões superiores a 2.000 toneladas.

Fonte: Wikipédia

Autor(es): Notícias WEG

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos