Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Logística Enxuta

Mais notícias relacionadas a armazenagem & logística:

Pallets termicamente tratadas
Tratamento térmico de pallets serve para impedir infestações de bactérias, fungos e insetos nas mercadorias.


Santos Brasil atende clientes por chat
Usuários podem tirar dúvidas e acessar informações sobre a companhia online em tempo real.


Rotatividade de estoque
Estratégia logística pretende fazer o giro das mercadorias, perecíveis ou não, nos pontos de venda.


No passado, a logística era conhecida como sendo o transporte e armazenagem de produtos e estava associada às operações militares onde os comandantes precisavam ter sob suas ordens uma equipe que assegurasse a disponibilidade, na hora certa, de equipamentos, alimentos, munição e socorro médico nos campos de batalha. Na antiga Grécia os militares com o título de Logistikas eram os responsáveis por garantir os recursos e suprimentos para a guerra.

Mais recentemente, segundo definição do Council of Logistics Management, 1991, logística refere-se ao processo de planejamento, implantação e controle eficaz do fluxo e da armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes. Ampliando o conceito e seus próprios objetivos, a logística é responsável em assegurar a disponibilidade do produto certo, na quantidade certa, em condições adequadas, no local certo, no momento certo, com o preço certo e para o cliente certo.

É necessário que o processo logístico comece pelo estudo, análise e compreensão do projeto ou do processo que precisa ser implantado e dos objetivos a serem atingidos, seguidos pelo planejamento e detalhamento das atividades tradicionais da logística como: Planejamento de demanda, inventário, suprimentos e de produção, Manuseio de pedidos, ordens de produção e documentos de identificação, Processos de Importação, exportação e de armazenagem, Planejamento da Distribuição, etc.

As atividades logísticas podem ser classificadas em:
• Atividades Principais: Transportes, Gerenciamento de estoques, Processamento de pedidos, Definição dos níveis de serviço baseados nas reações dos clientes.
• Atividades Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais e embalagem de proteção, Obtenção do necessário, Programação de produção, Manutenção de sistemas de informação, etc., dando suporte às atividades principais.

Estima-se que, em uma empresa industrial os custos de produção giram em torno de 53% do total dos custos, enquanto que os custos logísticos estão na ordem de 20% ocupando o segundo lugar no ranking de todos os custos.
Portanto, gerir estes custos é crucial para a operação, isto é, os custos da existência do estoque, da armazenagem, do processamento das encomendas, os custos de transporte, etc. precisam ser continuamente reavaliados visando à competitividade e sobrevivência da empresa.
A logística Integrada é constituída por três grupos de atividades, representando segmentos do processo:

Logística de suprimentos: se refere às atividades de adquirir e receber os materiais necessários às operações.
• Logística interna: se refere às atividades de armazenar, manusear e transformar os materiais envolvidos na operação, exceto o ato de produzir.
Logística de distribuição: se refere às atividades que se iniciam na expedição até a entrega do produto ao cliente final.

Quando esses três grupos de atividades estão operando de forma cooperativa, sincronizada, somando resultados e combatendo todo e qualquer desperdício de acordo com o princípio Enxuto (Lean), considera-se que a Logística está integrada. O termo Enxuto como tradução de Lean surgiu para adjetivar o sistema de produção desenvolvido pela Toyota nos anos 70. É Enxuto porque requer menos esforços e custos para produzir mais, com menor custo e melhor qualidade, o que é possível através do combate a todo e qualquer desperdício. Tudo que não agrega valor é desperdício. Com a aplicação dos conceitos Lean aos serviços logísticos criou-se a Logística Enxuta.

Na mesma linha de pensamento, se todos os departamentos da empresa conhecem as atividades logísticas envolvidas e necessárias para o sucesso da operação e estiverem trabalhando de forma cooperativa na aplicação dos conceitos Lean, podemos conceituar que está ocorrendo a integração da empresa na Logística.

A busca da competência logística requer mudança na atitude das pessoas envolvidas. Porém, com o desenvolvimento tecnológico atual não é mais possível imaginar realizar esse trabalho sem o apoio de um sistema de gestão empresarial seguro, eficaz e completo como o Omega desenvolvido pela ABC71, possibilitando tomadas de decisões de forma eficaz.

Benefícios da Integração na logística, segundo Waters:

* Cooperação genuína entre todas as partes da cadeia logística, compartilhando informações e recursos, combatendo todo e qualquer desperdício.
* Custos diminuídos, devido a previsões mais exatas, estoques menores, menos expedição, economia de escala e eliminação das atividades que não criam valor;
* Melhoria no desempenho, maior produtividade e prioridades racionais;
* Melhoria no fluxo de produtos, com movimentos mais rápidos e confiáveis.
* Maior flexibilidade e rapidez de reação às condições de mudança;
* Procedimentos padronizados, tornando-se rotina e bem praticados, com menor duplicidade de esforço e planejamento;
* Qualidade de confiança e menos inspeções, com programas de Gestão de Qualidade integrados.

Cabe ao gestor conhecer e extrair o pleno potencial do ERP utilizado, visando perpetuar de forma lucrativa a instituição no mercado. Podemos afirmar que o uso adequado das funcionalidades da solução de gestão, ferramentas valiosas para gerenciar o que, quando e quanto comprar ou produzir considerando a capacidade atual e planejando a capacidade futura ainda é a melhor estratégia para atingir o objetivo citado acima.
Além disso, é imprescindível o suporte Administrativo e Financeiro fornecido pelo sistema de gestão como forma de controlar e conferir os resultados em processo.

Por Aldo Albieri

Engenheiro eletrônico formado pele FEI e especialista em logística. Com mais de 20 anos de experiência na área industrial, atualmente é consultor de negócios da ABC71 Soluções em Informática.


Bibliografia:
- José de Carvalho, Edições Silabo, Logística (2002), Estratégias Logísticas (2004).
- Donald Walters, Palgrave Macmillan Logistics (2003).
- Shapiro, Pacific Grove, Modeling the Supply Chain (2000).
- Ayers, St. Lucie Press, Introduction to the Supply Chain (2001).

Aldo Albieri - ABC71

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a armazenagem & logística:

O que é modelo de distribuição

Um modelo de distribuição é um método de envio que as empresas usam para levar seus produtos do ponto de origem até ao ponto de venda final. O tipo ...
Segundo graneleiro construído no Brasil será lançado ao mar

O navio Log-In Tucunaré, segundo graneleiro construído no país, fará sua viagem inaugural amanhã, no Estaleiro Eisa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A embarcação ...
Saiba mais sobre o problema do corte de estoque

O problema de corte de estoque é uma equação de otimização que tem aplicações importantes na indústria e também gera interesse para programadores e especialistas em ...
Aplicação do projeto em logística

Projeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o movimento das tarefas associadas ...
Aplicação da Lei Marítima

A chamada Lei Marítima é um conjunto de leis sobre transporte interestadual ou internacional que trata de navegação por embarcações marítimas. Sua aplicação abrange tanto o ...
O que é near sourcing

Near sourcing é um termo usado para descrever quando uma empresa estrategicamente coloca algumas ou todas as suas operações perto de onde seus produtos finais são vendidos. Esse conceito ...
Análise da cadeia de suprimentos

A análise da cadeia de suprimentos é o processo de avaliação de cada etapa de uma empresa que está entregando um produto para os clientes. Esse método requer ...

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google