Lakshmi Mittal aponta cenário favorável para o Brasil“A indústria do aço tem um futuro brilhante no Brasil”, a afirmação é do CEO da ArcelorMittal, Lakshmi Mittal, que inaugurou hoje (15/04) os paineis da 21ª. Edição do Congresso Brasileiro do Aço, organizado pelo Instituto Aço Brasil (IABr), que acontece até amanhã esta sexta-feira (16/04), no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo.

O executivo afirmou que a ArcellorMittal está comprometida com o desenvolvimento e com os investimentos planejados para o Brasil nos próximos anos, que em toda a cadeia, estima que alcance de R$ 20 a 30 bilhões. Lakshimi Mitall criticou a falta de investimento em infraestrutura nas últimas duas décadas no País.

Sobre a crise econômica Mitall avalia que os países em desenvolvimento têm se recuperado com velocidade maior do que os desenvolvidos, segundo ele, atualmente 2/3 da demanda global de aço vem dos países em desenvolvimento. “Por isso investimos neles”, disse.

A gigante mundial do aço pretende atingir 75% de auto suficiência em produção de minério até 2015, produzindo 100 milhões de toneladas. “O maior desafio do setor ainda é o alto custo do minério”, disse. O plano da empresa para o Brasil é expandir a produção de minério, ao mesmo tempo em que duplicará a unidade de aço de Monlevade (MG) e a Usina de Tubarão”, afirmou.

Apesar de acreditar no enorme potencial do país no mercado, o CEO da ArcelorMittal afirmou que está atento em alguns pontos da economia brasileira, especialmente a inflação, taxa de câmbio, competitividade e custo dos investimentos.

Ante a mudança estrutural que o setor vêm sofrendo com a aplicação dos reajustes trimesrais para o minério de ferro, Mitall afirmou que ainda é cedo para avaliar, pois as vantagens e desvantagens para cada lado tendem a ser cíclicas. “Hoje nossos fornecedores sorriem, pois o preço cresce. Não sabemos como será o próximo ciclo”.

Congresso – A 21ª. Edição do Congresso Brasileiro do Aço e a ExpoAço 2010, feira de negócios que acontece dentro do evento, começaram ontem, quarta-feira (14/4), com abertura oficial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Congresso termina amanhã sexta-feira (16/04). O objetivo deste que é o maior do setor é traçar o panorama da indústria do aço no Brasil e no mundo. Confira a programação completa em www.acobrasil.org.br/congresso2010.

Números do trimestre: em coletiva de imprensa no início da tarde de ontem, quarta-feira (14/4), o Instituto Aço Brasil divulgou os números do primeiro trimestre de 2010. A produção brasileira de aço bruto neste período foi de 8,0 milhões de toneladas, representando alta de 59,3% em relação ao igual período no ano passado e queda de 1,1% quando comparada com o trimestre imediatamente anterior. O consumo aparente nacional de produtos siderúrgicos em março de 2010 foi de 2,4 milhões de toneladas, totalizando 6,3 milhões de toneladas no primeiro trimestre deste ano. Esses valores representaram elevação de 77,6% e 73,0%, respectivamente, em relação a igual período do ano anterior.

Os bons resultados do primeiro trimestre confirmam a visão otimista da indústria brasileira do aço, ainda em recuperação depois da crise econômica internacional. A previsão do IABr de produção para este ano é de 33,2 milhões de toneladas de aço, 25,1% a mais do que no ano passado. As previsões relativas às vendas, cujos resultados foram fortemente impactados pela crise de 2008, são de aumento de 26,2%.

Evento:
Congresso Brasileiro do Aço, ExpoAço e Vila do Aço
Realização: Instituto Aço Brasil
Data: 14 a 16/04
Local: Transamérica Expo Center (Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387)

Mais informações:

Textual Serviços de Comunicação – www.textual.com.br
Tatiana Avilez: [email protected] / (21) 9766-0108
Adriana Moreira: [email protected] / (21) 9781-9373

Autor(es): Textual Comunicação

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos