A Toshiba está capacitando mão de obra brasileira no Japão com o objetivo de montar uma fábrica de chips no Brasil. O projeto de implantação da planta industrial já existe desde 2006, mas em 2008 a empresa descartou a possibilidade de instalar a filial imediatamente por falta de infraestrutura e mão de obra especializada no país.

Ao todo, ela está capacitando 20 engenheiros brasileiros, que desde de janeiro participam de um programa de formação, com duração de cinco meses, voltado para engenharia de projetos de semicondutores no Centro de Microeletrônica da Toshiba, em Kawazaki, no Japão.

Paralelamente a isso, a Toshiba enviou dois de seus engenheiros de projetos de semicondutores para o Brasil, para ajudarem na formação de profissionais especializados na fabricação de semicondutores, no âmbito do programa IC Brasil, que visa fomentar a criação de uma indústria local de chips. Em comunicado, a empresa afirma que os engenheiros chegaram a Campinas, no interior de São Paulo, em meados de março, onde ficarão por um ano.

O objetivo é promover e capacitar profissionais locais para viabilizar a abertura de uma fábrica de chips no país. A Toshiba informou que realizou um estudo abrangente sobre a possibilidade de produzir chips no Brasil e constatou que, para que haja o crescimento constante e sustentado de uma indústria de semicondutores no país, antes de tudo é preciso formar pessoas. "Os engenheiros da Toshiba estão no Brasil para apoiar este processo", disse a companhia, citando que a ação faz parte do acordo de cooperação existente entre Brasil e Japão na produção de equipamentos utilizados no sistema de televisão digital.

Autor(es): TI Inside

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação