O Ciesp inicia nesta quinta-feira (22), em São Paulo, nova série de workshops em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). São sete encontros programados até o mês de outubro, com o objetivo de orientar as indústrias no gerenciamento dos principais temas ambientais.

Os empresários de todo o estado terão lugar garantido nos workshops, que serão transmitidos ao vivo para as 42 bases regionais do Ciesp, por meio da TV Interativa. Após período de ajustes técnicos e melhorias de áudio e imagem, o canal inaugura a grade 2010 com o evento sobre Tecnologias de Controle de Emissões Atmosféricas, a partir das 16h.

Escolha certa

O controle da poluição do ar é um dos principais focos de atenção das empresas que querem melhorar a qualidade ambiental de suas atividades produtivas. Existem várias tecnologias no mercado, conforme o tipo de poluente – gases, úmidos ou particulados.

Mas como decidir entre coletores secos, precipitadores, filtros de tecido, pulverizadores, lavadores, absorventes, incineradores ou tratamento biológico?

Para Eduardo San Martin, diretor de Meio Ambiente do Ciesp, é comum as empresas investirem em programas ambientais para cumprirem os prazos estabelecidos pela Cetesb, mas nem sempre conseguirem resolver o problema.

“Se a empresa está emitindo particulados acima do que a lei permite e contrata um lavador de gases, por exemplo, além de não conseguir reter todo o particulado, ainda vai gerar um poluente líquido que não tinha antes”, alerta San Martin.

“É preciso ter um mínimo de conhecimento para fazer a escolha certa. Nosso objetivo é preparar o empresário para que ele saiba qual decisão tomar nessas situações”, afirma o diretor do Ciesp.

Agenda

Para orientar os empresários sobre as regras ambientais e a melhor forma de cumpri-las, o Ciesp leva ao primeiro debate da série, no dia 22 de abril, a engenheira química Lígia Cristina Gonçalves de Siqueira, especialista em controle da poluição do ar e profissional da Cetesb desde 1992.

Em nova etapa, a parceria com a companhia ambiental – iniciada no ano passado com os workshops sobre licenciamento – ainda prepara para 2010 o debate de temas como Produção mais Limpa (P+L), efluentes líquidos, resíduos sólidos, contaminação do solo e reflorestamento.

Procure aqui o Ciesp mais próximo e inscreva-se.

Acesse a programação completa dos workshops.

Serviço
Workshop Ciesp-Cetesb – Tecnologias de Controle de Emissões Atmosféricas
Data e horário: 22 de abril (quinta-feira), das 16h às 18h
Local: Sede do Ciesp – Av. Paulista, 1313 – haverá transmissão ao vivo para todas as regionais

Mariana Ribeiro, Agência Indusnet Fiesp

Autor(es): Agência Indusnet Fiesp

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente