Kenneth C. Mills, uma das maiores autoridades mundiais sobre processos siderúrgicos, abrirá a programação técnica do 41º Seminário de Aciaria – Internacional, que a ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração realizará de 23 a 26 de maio, em Resende (RJ).

Professor doutor do Departamento de Materiais da Imperial College de Londres, desde 1995, Mills ministrará um curso sobre fluxantes, insumos de extrema importância para conferir qualidade aos produtos de aço (‘Mould fluxes - How do they work and how to use them?’).

Com inscrição independente do seminário, o curso será desenvolvido em inglês, das 8 às 17 horas, terminando uma hora antes do início da sessão solene de abertura do evento nas dependências da Aman - Academia Militar das Agulhas Negras.

Requisitado para proferir palestras e cursos no mundo todo, Mills já publicou mais de 200 trabalhos sobre processos siderúrgicos e fluxantes e, especificamente cerca de 50 sobre lingotamento contínuo, tecnologia dominante para a transformação do aço líquido em sólido - especialmente onde é necessário lingotar grandes quantidades rapidamente. O especialista é membro honorário de várias instituições ligadas à siderurgia, entre elas, a Iron & Steel Society of Japan, Japanese Institute of Metals e The Kroll Medal (Institute of Materials, London).

No curso, dirigido a engenheiros, pesquisadores e demais profissionais ligados às áreas de produção do aço e lingotamento contínuo, Mills fará uma análise do funcionamento dos fluxantes no processo de lingotamento contínuo, explicando suas funções básicas e uso. Também mostrará as causas e como minimizar a maioria dos defeitos e problemas operacionais encontrados no processo, além de fornecer regras empíricas para a seleção dos fluxantes para condições específicas de lingotamento.

A programação do Seminário prevê a apresentação de 79 trabalhos técnicos e cases empresariais envolvendo as áreas de Aciaria Elétrica, Aciaria a Oxigênio, Metalurgia Secundária e Solidificação / Lingotamento.

Entre os destaques, está a mesa-redonda sobre o tema ‘Necessidades de Recursos Humanos e Retenção de Talentos na Siderurgia’. Antes dos debates, Vanderlei Raffi Schiller (VP de RH/Arcelor Mittal e Diretor Div. Téc. RH/ABM) falará sobre os impactos da qualificação profissional na competitividade do setor; Marcelo de Matos (consultor sênior CGEE) discorrerá sobre as principais tendências do setor siderúrgico X perfil profissional; e Américo T. Bernardes (Prof. UFOP/Inmetro) sobre formação de bases de dados sobre a oferta e demanda de competências.

No último dia haverá visitas técnicas às empresas: Carboox, anfitriã do evento; Man Latin América e Votorantim Siderurgia, todos em Resende, e à CSN, em Volta Redonda.

Mais informações sobre o 41º Seminário de Aciaria - Internacional no portal da ABM: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/aciaria/2010/.

Serviço de Imprensa da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração

Maria Izilda Ferreira Bueno (Mtb 12.995)

Fatma Menezello Thorlay Gomes (Mtb 10.738)

Wellington Costa (Mtb 31697)

Fone: (11) 5534-4333 ramais 125 / 150 / 137

www.abmbrasil.com.br

Autor(es): ABM - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais

facebook      twitter      google+

Cursos & Treinamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Cursos & Treinamentos