Painel com os principais executivos da indústria do alumínio, durante solenidade de abertura, foi assistido por cerca de 450 convidados entre representantes da indústria, governo, academia e imprensa

São Paulo, maio de 2010 - Começou hoje (18), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, a EXPOALUMÍNIO 2010 (Exposição Internacional do Alumínio), o IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO ALUMÍNIO e o X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RECICLAGEM DO ALUMÍNIO, que juntos formam o maior evento do setor na América Latina.

Participaram da solenidade o Presidente da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio), Adjarma Azevedo; o Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Cláudio Scliar; a Gerente de Eventos da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Liliane Bortoluci; o Vice-Presidente da Abal, Paulo Magalhães; o Coordenador do Congresso e Feira, Ayrton Filetti; e o Coordenador do Seminário, Henio de Nicola. Entre os mais de 450 convidados, estavam presidentes de empresas e jornalistas.

Na ocasião, Adjarma Azevedo contou rapidamente sobre a história da indústria do alumínio no Brasil, destacando a evolução do consumo interno, que entrou em uma curva ascendente nos anos 90 - alavancada pela introdução da lata para bebidas - e, em 20 anos, praticamente dobrou de volume. "Nossas previsões para este ano é que o consumo interno de produtos de alumínio ultrapasse 1,2 milhão de toneladas", acrescentou Azevedo. Segundo ele, um número baixo perto do que o País poderá a vir consumir nos próximos anos: até o final desta década o consumo pode chegar a mais de 2 milhões de toneladas de alumínio por ano.

O secretário Cláudio Scliar destacou a importância do evento, em especial do Congresso, que irá trazer um conjunto de contribuições para a humanidade. Para ele, deve-se debater as questões pensando nos aspectos cruciais do setor. "Que a questão da competitividade não seja perdida, já que a indústria do alumínio tem dado uma enorme contribuição para o País", acrescentou.

O encontro teve sequência com a apresentação do estudo sobre a competitividade da indústria do alumínio, da Fundação Getúlio Vargas. O professor e consultor da FGV, Fernando Garcia, alertou sobre a necessidade de investimentos em produção primária para o País conseguir atender ao aumento esperado de demanda nos próximos anos, sem os riscos de aumentarem as importações de produtos acabados. "A produção deveria subir 760 mil toneladas/ano para atender a demanda interna e os compromissos no exterior, que contribuem com a balança comercial", disse.

Um painel sobre os desafios do setor, com os principais executivos das indústrias de alumínio primário, encerrou a solenidade de abertura do evento.

Sobre a Feira

Com 120 expositores, de dez países (Brasil, China, USA, Canadá, Alemanha, Espanha, França, Suíça, Israel e Afeganistão), a EXPOALUMÍNIO conta com a participação das principais marcas da indústria do alumínio. Além da exposição das marcas, com a exposição de máquinas, equipamentos e acessórios para o setor de alumínio, os visitantes podem conferir os principais mercados consumidores do metal, em área montadas especialmente para visitação e conhecimento do público.

Mais informações:


EXPOALUMÍNIO

Data: 18 a 20 de maio de 2010

Hora: 10h às 19h

Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rod. Dos Imigrantes, Km. 1,5 - São Paulo - SP

www.expoaluminio.com.br

Obs.: Evento direcionado a profissionais do setor. É proibido o acesso de menores de 12 anos


IV CONGRESSO INTERNACIONAL DO ALUMÍNIO

X SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE RECICLAGEM DO ALUMÍNIO

Data: 18 a 20 de maio de 2010

Hora: 9h às 18h35

Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rod. Dos Imigrantes, Km. 1,5 - São Paulo - SP

Para mais informações à imprensa:

SALA DE IMPRENSA: (11) 5067-1630 / 1631

Gerência de Comunicação Reed Exhibitions Alcantara Machado

Antonio Alves - (11) 3060-5019 - [email protected]

Elaine Tessarolo - (11) 3060-4945 - [email protected]

ABAL (Associação Brasileira do Alumínio)

Celso Calamita - (11) 5904-6450 - [email protected]

Autor(es): ABAL

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos