A quantidade de consumidores que procurou crédito durante o primeiro semestre cresceu 16,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados da Serasa Experian divulgados nesta quinta-feira.

Considerando apenas junho, houve elevação de 4,1% no confronto com igual intervalo em 2009. Já na comparação com maio, a demanda registrou queda de 10,2%.

O fato de o Dia das Mães ser uma data comemorativa mais forte em vendas a prazo do que o Dia dos Namorados e a realização de jogos da seleção brasileira em três dias úteis de junho contribuíram para o recuo na procura do consumidor por crédito no mês passado, de acordo com os economistas da Serasa.

Na análise segundo o rendimento mensal, todas as faixas apresentaram avanço no primeiro semestre. O crescimento mais acentuado foi contabilizado entre os consumidores com ganhos que não ultrapassam R$ 500, que apresentaram alta de 26,6%.

Por região, a alta de 16,6% na procura por crédito foi liderada pelos consumidores do Nordeste, com crescimento de 18,2%. Para os analistas da Serasa, o bom dinamismo dessa região nos últimos anos e a incidência maior de consumidores de baixa renda são alguns dos elementos que explicam a liderança no ranking nacional.

Autor(es): UOL News

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia