A quarta edição da Mostra de Responsabilidade Socioambiental da Fiesp/Ciesp, que se realizará em agosto deste ano, consolida-se não só como fórum de debates, mas especialmente pelos importantes setores que o integram.

Encerrado o período de inscrição de cases para a Mostra, no fim de maio, constatou-se que entre os inúmeros inscritos se destacam Organizações Não-Governamentais, Prefeituras, Associações e também Universidades, com a participação proativa do interior de São Paulo e de outros estados, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Paraná.

As Prefeituras de Maringá (PR) e do Rio Grande da Serra (Grande ABC) apresentarão os cases "Observatório Social" e "Cambuci - O fruto que dá frutos a Rio Grande da Serra", respectivamente.

Da Universidade Federal Fluminense (RJ) e da Unicamp (Campinas) chegaram mais dois exemplos de que a responsabilidade socioambiental já integra as grades curriculares de faculdades, cursos de pós-graduação e até as práticas de empresas juniores.

Desafios modernos

A atual fase de estabilização da economia brasileira pede novos desafios em busca da competitividade, assim, o tema central do Congresso trará ao debate questões que, cada vez mais, tem afetado a sociedade e, em particular, as empresas: a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar da população.

A opinião é de Eliane Belfort, diretora do Comitê de Responsabilidade Social (Cores): "A taxa de natalidade brasileira está entrando em declínio, não mais repomos a população. As doenças silenciosas se alastram como efeito do estresse e do sedentarismo. O alcoolismo e as drogas corroem a nossa sociedade. A piora na qualidade do ar que se respira, as longas horas perdidas no trânsito, a alimentação precária, as epidemias e o tráfico de drogas, que não conhecem a jurisdição, nem as fronteiras internacionais... Todas as mazelas da vida moderna atingiram tal ponto que é chegada a hora de se repensar valores, o emprego do tempo e o valor que se dá à vida”, reflete.

Por isso mesmo, a 4ª Mostra se definiu pelo tema: "Desastres climáticos, epidemias, pandemias, drogas e envelhecimento - Ação coordenada para a sustentabilidade global".

A Mostra tem a parceria do Departamento de Meio Ambiente (DMA), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Sesi-SP, Senai-SP e Conselhos Superiores da Fiesp.

Solange Sólon Borges, Agência Indusnet Fiesp

Autor(es): Agência Indusnet Fiesp

facebook      twitter      google+

Responsabilidade Social
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Responsabilidade Social