Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Ações da BP sobem 6% após anúncio de controle de vazamento

Mais notícias relacionadas a economia:

Definição de otimização restrita
Na microeconomia de uma empresa, conceito de otimização é usado para maximizar a produção e ...


O que é capital de risco verde
Junto com a ênfase na natureza ecológica da operação comercial, empresas que buscam capital de ...


Definição de valor contábil
Dois dos principais fatores que entram no cálculo do valor escrito, ou contábil, são depreciação ...


As ações da petroleira britânica BP tiveram uma forte alta no início do pregão desta sexta-feira, após o anúncio de que a empresa conseguiu paralisar o fluxo de petróleo do vazamento no Golfo do México. Os papéis da companhia na Bolsa de Londres abriram cotados a quase 425 centavos de libra esterlina e avançaram até superar os 426 centavos, 6% acima do fechamento da quinta-feira.

Ao longo do pregão, a cotação recuou, enquanto os investidores aguardam os resultados dos testes que dirão se a nova tática para conter o vazamento funcionará ou não.

Esta seria a primeira vez que o vazamento é paralisado por completo desde a explosão da plataforma Deepwater Horizon, operada pela BP, em 20 de abril.

O poço foi selado com uma cápsula, ou tampa, como parte de um teste que pode durar até 48 horas.

Porta-vozes da companhia se disseram "animados" com o progresso das tentativas de conter o derramamento de óleo, mas ressaltaram que ainda é "cedo para comemorar".

"É muito bom não ver petróleo no Golfo do México", afirmou o executivo da BP Kent Wells, que se disse "animado" com o progresso da operação.

Já o executivo encarregado de operações, Doug Suttles, disse que os últimos acontecimentos são positivos, mas estão "longe do fim".

Teste
Em um comunicado divulgado na quinta-feira, a BP expressou cautela em relação às expectativas com o teste. Disse que o atual sistema"nunca foi empregado em semelhante profundidade e sob essas condições".

"Sua eficiência e capacidade de conter o petróleo e gás (que vazam) não pode ser assegurado", afirmou a companhia.

"Mesmo se não houver vazamento de petróleo durante o teste, isto não é um indicativo de que o fluxo de petróleo e gás do poço tenha sido permanentemente encerrado."

Se bem-sucedido, o sistema deve conter o vazamento até a entrada em operação de poços alternativos que estão sendo construídos ao lado do original, a cerca de 1,5 mil metros de profundidade.

Espera-se que esses poços entrem em funcionamento no mês que vem.

O trabalho para a construção destas estruturas está suspenso no momento, justamente para que a BP possa testar o mecanismo que conseguiu paralisar o vazamento.

Até o início desta semana, a BP afirmou já ter gasto cerca de US$ 3,5 bilhões na tentativa de conter o desastre ambiental, considerado o maior da história dos EUA.

O governo americano calcula que o vazamento despeje entre 5,7 milhões a 9,5 milhões de litros de petróleo diariamente nas águas do Golfo do México.

O vazamento começou após a explosão de uma plataforma operada pela BP em 20 de abril, incidente que matou 11 trabalhadores da empresa e se transformou no maior desastre ambiental da história dos EUA.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou a interrupção do vazamento como um "sinal positivo", mas também ressaltou que o momento ainda é uma "fase de testes".

Redação Portal Terra

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a economia:

Governo incentiva indústria farmacêutica

Foi lançado na última quinta-feira (11/4) um pacote de medidas com o objetivo de impulsionar a indústria brasileira no setor de saúde. A iniciativa do Governo ...
O que é liquidação na economia

Liquidação é o processo de tomada de ativos reais de um negócio para transformá-los em dinheiro, seja para pagar dívidas ou para obter um lucro pessoal. A ...
Definição de Integração Econômica

A integração econômica é um processo em que as barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas para facilitar o comércio entre as regiões ou na ...
O que é colapso econômico

Um colapso econômico é uma situação em que a economia local, regional ou nacional passa por uma crise dramática, que afeta negativamente a capacidade das pessoas que vivem ...
O que é Mercantilismo

Mercantilismo é uma das maiores teorias econômicas que diz que a riqueza de uma nação pode ser medida pelo seu pronto fornecimento de capital. O mercantilismo afirma que a ...
O que é democracia econômica

Democracia econômica é uma filosofia de socioeconomia. Socioeconomia é o estudo e a exploração da economia quando vista no contexto de valores sociais humanos, comportamentos e interações. Dentro deste ...
JPMorgan nomeia novo presidente global de mercado de capitais

JPMorgan Chase & Co. (JPM), o maior banco dos EUA em ativos, continuou insuflando a gestão em seu banco corporativo e de investimentos, nomeando Kevin Willsey como o novo presidente ...

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google