A utilização do veículo representa uma redução superior a 50% do uso da brita no desmonte. Com capacidade para 24,5 toneladas, o caminhão tem autonomia para tamponar um furo a cada três minutos.

Para atender as necessidades da produção da Mina do Sossego, do grupo Vale, a empresa Britanite, holding química do grupo CR Almeida, apresentou mais uma inovação tecnológica e desenvolveu, em um chassis Mercedes Benz 2831K, um caminhão tamponador com capacidade para 24,5 toneladas. O veículo foi construído para apresentar uma potencial vantagem em relação a uma retro-escavadeira. Enquanto esta apresenta autonomia para tamponar 12 furos, o novo caminhão alcança a marca de 25 furos em uma hora e quinze minutos. Assim, em um turno de 8 horas, tampona-se mais 100 furos (com diâmetro de 12 e um quarto de polegadas). A utilização do caminhão tamponador representa uma redução superior a 50% do uso da brita no desmonte. O veículo será lançado na Equipo Mining 2010, de 17 a 20 de agosto, em Minas Gerais.

Além desta economia, também é apontada uma série de outras vantagens como o melhor confinamento do explosivo; maior segurança dos brinéis durante o tamponamento; e seleção da granulometria da brita, já que a inspeção é feita pela empresa Britanite no momento do carregamento. Outro benefício está na redução da quantidade de brita na bancada, o que significa redução de material estéril contaminando o minério.

Também com o caminhão tamponador, o transporte de brita é realizado somente pela Britanite, reduzindo o tráfego de equipamentos na área carregada e os custos para o contratante. Com o tamponamento de aproximadamente 150 furos por dia por meio do caminhão, reduz-se o trabalho da retro-escavadeira, poupando o equipamento e a sua manutenção, o que diminui gastos futuros.


Britanite - Fundada em 1961, a Britanite ocupa posição de liderança no mercado brasileiro de explosivos civis e na prestação de serviços em desmontes de rochas. Com sede no município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba (PR), a Britanite é uma das maiores fabricantes de explosivos da América Latina. A empresa está presente em todo o território brasileiro, com filiais em nove Estados e parcerias operacionais nos demais, além de exportar para 16 países. A Britanite tem cerca de 300 itens em seu portfólio, entre explosivos e acessórios de detonação. Nove em cada dez grandes projetos de engenharia no Brasil utilizam os serviços da empresa.

Mais informações à imprensa:

Fábrica de Comunicação - Jésica Maia

(48) 3027.6000


jesica@fabricacom.com.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas