As expectativas e demandas socioambientais relacionadas à cadeia de suprimento das empresas não param de crescer. Ao mesmo tempo a pressão mundial por mais eficiência e redução de custos em compras e contratações exige processos e sistemas cada vez mais ágeis e robustos. Para a Alcoa continuar a crescer e desenvolver seus negócios de forma sustentável no Brasil, respeitando seus Valores, a Companhia decidiu iniciar um processo para cadastrar seus fornecedores que estejam dispostos a atuar de maneira sustentável.

Por meio do site da Alcoa (www.alcoa.com.br), todos os fornecedores já podem obter informações sobre os processos de compras, os programas da Empresa para fornecedores locais, além de poder conhecer o Guia Alcoa de Sustentabilidade em Compras, um manual que ajuda a orientar, de maneira simples e didática, os fornecedores interessados em conhecer um pouco mais sobre a atuação da Companhia nesse sentido e os princípios que orientam o relacionamento da Alcoa com seus fornecedores. Até o final deste ano, a Empresa pretende cadastrar cerca de 300 parceiros alinhados às suas práticas de sustentabilidade.

"O engajamento e a sensibilização de sua cadeia de valor é uma forma da Alcoa aprimorar suas operações e produtos, por meio do estímulo à adoção de boas práticas em sustentabilidade por seus parceiros comerciais", explica Rodolfo Carvalho, gerente de Aquisição e Logística da Alcoa. "Percebemos que as práticas de uma empresa estão afetando cada vez mais a imagem de sua cadeia de valor e causam grandes impactos nos seus relacionamentos comerciais", completa.

Além destas opções, também já é possível que os atuais e futuros fornecedores deixem registradas suas informações cadastrais no banco de dados da Companhia. O processo de avaliação dos quesitos de sustentabilidade na cadeia de fornecedores será feito por meio de questionários que foram divididos em perguntas básicas e específicas, neste caso aplicáveis aos fornecedores que mereçam mais atenção às suas atividades socioambientais. Para ser qualificada e fazer parte da lista de fornecedores, a empresa-candidata terá de passar por esse processo de qualificação e ter uma nota mínima exigida pela Empresa, obtida a partir de critérios pré-estabelecidos pela Alcoa.

"Acreditamos que estamos mais uma vez aumentando nossa transparência e melhorando nossas ferramentas de diálogo com nossos fornecedores e trazendo benefícios para todos", finaliza Rodolfo Carvalho.


Sobre a Alcoa

Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 63 mil funcionários em 31países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Nesse ano, incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Ricardo Morato

CDI Comunicação Corporativa

55 11 3817-7933

www.cdicom.com.br


Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas