Começa nesta terça-feira, e vai até quinta (26), a 4ª Mostra Fiesp/Ciesp de Responsabilidade Socioambiental, na sede das entidades, em São Paulo. O tema desta edição é: “Desastres climáticos, epidemias, pandemias, drogas e envelhecimento - Ação coordenada para a sustentabilidade global".

Para o diretor de Responsabilidade Social do Ciesp, Vitor Seravalli, o caminho a percorrer é longo – uma vez que, segundo ele, o perfil do empresário ainda é o do assistencialismo e há pouca consciência a respeito da sustentabilidade como ação estratégica para os negócios.

“Costumamos definir responsabilidade ambiental como uma forma especial de conduzir negócios. Especialmente porque a empresa se torna co-responsável no desenvolvimento da sociedade”, afirma Seravalli.

Segundo o diretor, ações sociais ou ambientais hoje se tornaram investimentos. “A geração de lucro é por si mesma uma ação social da empresa, mas esse lucro deve ser sustentável. A compreensão desses valores, pelo empresário, vai torná-los estratégicos para empresa”, acrescenta.

O Ciesp terá participação especial na Mostra, com uma reedição dos principais cases de sucesso levados aos Fóruns Sesi/Ciesp de Sustentabilidade. Para Seravalli, o ciclo de eventos pelo interior paulista – que já teve nove edições, desde o final do ano passado – tem estimulado a gestão da responsabilidade social nas empresas.

“A iniciativa tem consolidado uma visão mais abrangente da responsabilidade social. As apresentações de cases de sucesso, por exemplo, tem proporcionado um melhor entendimento entre os empresários”, avalia o diretor do Ciesp.

Sustentabilidade e inclusão

Serão quatro mesas-redondas coordenadas pelo Ciesp na Mostra. O primeiro debate será sobre os investimentos em educação e sua contribuição para a gestão sustentável.

A coordenadora de responsabilidade social corporativa da Totvs, Kelly Lopes, mostrará o programa destinado à formação e capacitação de jovens de baixa renda, provenientes de escolas da rede pública.

Braço social da empresa, o Instituto da Oportunidade Social (IOS) prepara os jovens para o mercado de trabalho e oferece a chance de terem seu futuro transformado. O IOS formou 500 alunos em 2009. Para este ano, o objetivo é diplomar 650 pessoas. “O nível de empregabilidade é de 35%, a maioria é indicada para trabalhar em empresas clientes”, afirma a coordenadora da Totvs, empresa de software, inovação e suporte à gestão.

Lições cidadãs

Usiminas, Elektro e Cosan são os destaques da mesa-redonda que tratará do investimento social privado e o desenvolvimento local.

O assessor de Sustentabilidade da Usiminas, André Chaves de Andrade, falará sobre o compromisso da empresa com as comunidades onde está presente. A companhia mantém, em cada região, uma série de projetos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida, preservação do meio ambiente e inclusão social. Na Baixada Santista, conta com duas iniciativas sociais – Usiminas na Escola e o Projeto Mantiqueira – além de programas culturais e esportivos patrocinados por meio das leis federais e estaduais de incentivo.

O item segurança é um dos quatro pilares do programa de sustentabilidade da Elektro Energia, concessionária que atua em mais de 200 municípios paulistas, com 2 milhões de clientes. Diferentemente da CPFL ou Eletropaulo, a área de concessão da Elektro é geograficamente descontínua e cobre extensas faixas de preservação ambiental. A empresa trabalha intensamente para evitar acidentes fatais em sua rede. Também ostenta o certificado de “Amiga da Criança”, concedido pela Abrinq, e é signatária do Pacto Global na ONU e dos Objetivos do Milênio.


Referências
A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho será tema de debate da jundiaiense Astra, indústria do setor da construção civil, e a escola Senai Ítalo Bologna, de Itu, dirigida pelo professor Helvécio Siqueira de Oliveira. Considerada o principal centro de capacitação de PCDs do estado de São Paulo, a escola atua em 418 municípios, distribuídos em 22 estados.

Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

Autor(es): Agência Indusnet Fiesp

facebook      twitter      google+

Responsabilidade Social
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Responsabilidade Social