Linha ACRYLITE® compõe-se de chapas, tubos e bastões de acrílico, com grande potencial de uso em coberturas e fachadas de estádios, centros esportivos, hotéis e demais edificações relacionadas ao evento.

A realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014, no Brasil, promete trazer ao setor da construção civil, inúmeras possibilidades em negócios, desenvolvimento de tecnologias e difusão de materiais. Para atender a este amplo mercado, a Evonik destaca a linha de chapas acrílicas ACRYLITE®, com grande potencial de aplicações nos diversos segmentos englobados pela construção, especialmente, em coberturas e fachadas de estádios e centros esportivos que abrigarão as competições.

Devido às suas características técnicas e estéticas, bastante versáteis, o material já é utilizado, nestas aplicações, em vários países, a exemplo do Estádio Olímpico de Munique (Alemanha), construído em 1972 e renovado em 1997; o Estádio Rennes, na França e o Estádio St. Jakob, na Suíça, entre outros. Para o desenvolvimento de coberturas e fachadas, as inúmeras possibilidades de cores, formas e especialidades podem provocar efeitos não apenas funcionais, mas também estéticos, compatíveis com os mais diversos estilos arquitetônicos.

A linha ACRYLITE® é composta de chapas planas, corrugadas e alveolares, tubos e bastões, com uma grande variedade de cores e acabamentos - com ou sem texturas, translúcidas e opacas. As chapas são fornecidas em dimensões que variam conforme a linha de produtos e permitem cortes, dobras, perfurações e colagens, favorecendo a aplicação de inúmeras formas. Esta flexibilidade torna os produtos da linha indicados também para a cobertura de estacionamentos e passarelas, fabricação de toldos, fechamento de varandas, sacadas, áreas externas comerciais ou residenciais, espaços de exposições e outras áreas, além de fachadas diversificadas, sejam em construções residenciais, comerciais e de infraestrutura.

Acrílicos especiais
A linha de polímeros acrílicos ACRYLITE® diferencia-se pela excelente resistência a raios ultravioletas e por não amarelar com o passar dos anos, oferecendo alta transparência - índice de transmissão de luz de 92% (maior índice entre todos os outros materiais plásticos transparentes ou vidro) - e alto brilho. Como uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik conta com know-how para desenvolver acrílicos especiais e de desempenho superior, que ampliam a gama de aplicações. Confira algumas versões oferecidas:

ACRYLITE HEATSTOP®: para aplicações que exigem maior isolação térmica. A Evonik oferece chapas acrílicas alveolares e corrugadas modificadas e que funcionam como uma barreira térmica, que reflete os raios solares e impede a passagem do calor, sem obstruir a luminosidade. O componente reflete cerca de 60% dos raios solares, favorecendo o conforto térmico.

ACRYLITE® OP-3: Esta linha possui filtro contra raios UV. Bloqueia até 98% dos raios UV e atua como proteção contra envelhecimento, amarelamento e desvalorização da edificação. Possui metade do peso do vidro e oferece maior resistência e segurança do que este material. Pode ser fornecida em tamanhos personalizados, com diversos graus de bloqueio de raios UV; com opção de superfície fosca e antirreflexo com filtro UV; com resistência a substâncias químicas e à abrasão.

ACRYLITE® AAA e ACRYLITE® NO DROP: Para utilização em ambientes de alta umidade e calor, as chapas acrílicas podem ser modificadas também, com aditivos que impedem a formação de gotas de água em suas superfícies - NO DROP® - e com ação algicida - AAA - que não permite a formação de algas e fungos nos cavidades das chapas alveolares, por exemplo.

ACRYLITE® RESIST: As chapas acrílicas desta linha, além de todas as características técnicas inerentes ao acrílico, foram especialmente desenvolvidas para aplicações que exijam maior resistência ao impacto.

Potencial na construção civil

O polímero acrílico (PMMA) foi inventado há 76 anos em uma planta da Evonik Industries, em Darmstadt, Alemanha e tem seu uso disseminado em diversos segmentos, mas mostra-se pouco utilizado na construção civil brasileira. No entanto, a exemplo do que já ocorre em diversos países, trata-se de um material bastante indicado para aplicações em infraestrutura, rodovias, aeroportos, projetos viários, hotelaria, hospitais, iluminação, mobiliários, sinalização e comunicação visual, decoração, entre outros segmentos que estarão envolvidos com a Copa de 2014.

"O material tem propriedades que o tornam uma solução viável em aplicações que exigem, especialmente, resistência às intempéries, brilho e transparência. A linha ACRYLITE® conta, ainda, com versões diferenciadas, que ampliam sua eficiência em usos específicos", lembra a representante técnico-comercial da área de Polímeros Acrílicos da Evonik, Ana Nakajato.

Também destacam-se alta resistência à abrasão e ao impacto, facilidade de limpeza e manutenção; segurança - sem tendência à fragmentação e queima semelhante à madeira dura, sem produção de fumaça. É totalmente reciclável e a alta transmissão de luz permite a economia de energia elétrica (até 50%) em coberturas, o que reduz a emissão de poluentes. A Evonik oferece 30 anos de garantia contra amarelamento em toda a linha ACRYLITE®.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2009, 39.000 colaboradores geraram vendas de aproximadamente 13,1 bilhões de euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Informações: (11) 3146.4170

www.evonik.com.br

Informações para imprensa:

Taís Augusto - tais@viapublicacomunicacao.com.br

Inês Cardoso - ines@viapublicacomunicacao.com.br

Via Pública Comunicação - (11) 3562.5555

www.viapublicacomunicacao.com.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas