O tema central da participação da Alcoa durante a Aluminium 2010, maior feira de negócios do setor de alumínio na Europa, é a inovação. O evento acontece de 14 a 16 de Setembro em Essen, na Alemanha. Além de haver inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, construção civil, bens de consumo e outros.

A Empresa apresentará em seu estande de 400 metros quadrados o trabalho inovador que tem desenvolvido em diferentes setores e suas mais recentes descobertas em alumínio. A Alcoa dispõe mundialmente de milhares de cientistas, engenheiros e pesquisadores dedicados a descobrir e desenvolver continuamente novos produtos e serviços em alumínio para atender às exigentes demandas do mercado.

"Os produtos criados pela Alcoa contribuem para reduzir a emissão de gases de efeito estufa, parte disso devido ao ciclo de vida infinitamente reciclável do alumínio. Cerca de 75% de todo o alumínio já produzido na história do metal continua em uso. Além disso, ao escolher o alumínio como parte integrante de projetos e produtos, é possível ajudar a evitar o desperdício, reduzir o peso das aplicações, melhorar a eficiência energética dos transportes e contribuir para a sustentabilidade do planeta", explica Anderson Oba, gerente de Crescimento e Estratégia de Mercado da Alcoa América Latina.

Durante o evento a Alcoa mostrará produtos e soluções sustentáveis desenvolvidos para atender às áreas Aeroespacial, Construção Civil, Industrial, Transporte, Energia e Bens de Consumo.

Alumínio: essencial para o dia a dia

O alumínio Alcoa está presente em vários produtos e aplicações encontrados no dia a dia. Na construção de casas e edifícios, em aeronaves e automóveis, nos esportes e recreação, nas comunicações, embalagens para alimentos e bebidas, em uma ampla variedade de aplicações industriais e comerciais. Durante a Aluminium, a empresa apresentará alguns dos produtos, essenciais para a vida moderna.

Petróleo e Gás

A Divisão de Petróleo e Gás da Alcoa oferece soluções específicas para esse setor. Entre eles, tubos e dutos fabricados em ligas especiais de alumínio (drill pipes), além de sistemas completos utilizados em pesquisas e extração de petróleo em reservas marítimas. Os equipamentos mais leves são capazes de atingir maior profundidade em reservas de petróleo em águas ultraprofundas.

Além dos sistemas chamados risers de alumínio, a Alcoa está desenvolvendo outras soluções capazes de reduzir o peso de navios-sondas, plataformas e outras estruturas convencionais, colaborando para que o setor de Petróleo e Gás consiga alcançar reservas antes consideradas economicamente inviáveis.


Rodas forjadas de alumínio

A Alcoa é um dos mais importantes fabricantes de rodas forjadas de alumínio no mundo. O processo de forjamento consiste na produção a partir de um bloco único de alumínio, submetido ao aquecimento e, em seguida, a uma prensa de forjamento de oito mil toneladas. Logo depois, um tratamento térmico aumenta a resistência do produto.

Bastante utilizadas nos Estados Unidos e Europa, as rodas forjadas de alumínio são fabricadas pela Alcoa Wheel and Transportation Products, presente na América do Sul, Estados Unidos, Europa e Ásia, que também produz e comercializa peças para a indústria automotiva. As rodas forjadas de alumínio Alcoa são utilizadas em veículos pesados, como caminhões, ônibus e implementos rodoviários e, em função do peso leve, entre suas principais características estão economia de combustível e maior preservação do asfalto, aumento no volume de carga transportada, menor custo de manutenção e melhor dissipação do calor.


Aeroespacial

A Alcoa é uma das maiores fornecedoras de materiais, tecnologia e soluções para os fabricantes de aviões. Com mais de 100 anos de atividades no segmento e compromisso contínuo com seus clientes, a Companhia busca expandir cada vez mais sua presença nos negócios aeroespaciais.


A Empresa vem desenvolvendo novas ligas, tecnologias e soluções integradas com o objetivo de ampliar a eficiência dos aviões e torná-los mais leves, econômicos e seguros. A redução de custos e do peso de estruturas da fuselagem, por exemplo, é um dos pontos focados pela Alcoa, que pretende participar ativamente da produção dos aviões comerciais e militares da próxima geração.


As principais fábricas da Alcoa que produzem materiais para o mercado aeroespacial estão localizadas em Davenport, Estados Unidos, e Kitts Green, Inglaterra.


Sobre a Alcoa

Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e níquel.

A Companhia po ssui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais.

Neste ano, foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entr e as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.


Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos