A lata de aço é a embalagem mais ecológica que existe, além de ser 100% reciclável, ela pode ser facilmente separada de outros materiais por meio de um processo magnético, que facilita a triagem para a reutilização. A sustentabilidade do aço ainda pode ser comprovada em seu processo de fabricação, pois as embalagens de aço pós consumo são fundamentais para a fabricação de novo aço. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de reciclagem das latas de aço subiu para 46,5% em 2010, um aumento de 10 mil toneladas comparado ao ano anterior.

O processo de reutilização desse material é tão antigo quanto o seu próprio uso. Cerca de 385 milhões de toneladas do metal são reaproveitadas no planeta por ano. Somente no Brasil, cerca de 300 mil toneladas de latas de aço pós-consumo retornam ao processo de reciclagem. ”Além das vantagens na utilização das embalagens de aço, segurança alimentar e no transporte, e das facilidades de separação no processo de reciclagem, o aço está entre os materiais mais reutilizados do planeta”, completa Thaís Fagury, gerente executiva da Abeaço, Associação Brasileira de Embalagem de Aço. Isso acontece, porque as latas de aço são 100% recicláveis e quando descartadas podem voltar infinitas vezes, em forma de tesoura, maçaneta, arame, automóvel ou até mesmo geladeira e também novas latas.

Para ser aproveitada novamente, depois de separados do lixo por processo manual ou separadores eletromagnéticos, a embalagem de aço passa pelo procedimento de limpeza em peneiras que retiram a terra e outros contaminantes. Em seguida, as latas de aço pós consumo são prensadas em fardos para facilitar o transporte nos caminhões até as indústrias de reciclagem. Quando a sucata chega à usina de fundição, vai para fornos elétricos ou a oxigênio, aquecidos, em média a 1550°C.

Após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado de líquido fumegante, o material é moldado em tarugos e placas metálicas, que serão cortados na forma de chapas de aço. A sucata demora somente um dia para ser reprocessada e transformada novamente em lâminas de aço usadas por vários setores industriais, desde montadoras de automóveis às fábricas de latinhas. O material pode ser reciclado infinitas vezes, sem causar perdas mecânicas, como dureza e resistência, ou prejudicar a qualidade do produto embalado. Mais informações sobre esse processo estão disponíveis no canal de meio ambiente do site da Abeaço (www.abeaco.org.br).

Sobre a ABEAÇO

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade sem fins lucrativos investe e apóia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidades sociais. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.

Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e com o governo.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais