Durante muito tempo acreditou-se que os alimentos enlatados eram ricos em conservantes prejudiciais para a saúde. No entanto, a indústria evoluiu e, atualmente, sabe-se que a embalagem de aço é a melhor opção para a saúde e para o meio-ambiente. Inventada por Nicolas Appert, no século 19, sua história guarda alguns segredos e curiosidades. No seu interior há uma resina flexível que é invisível e impede o contato do metal com o alimento, mesmo em casos de amassamentos causados por fortes impactos. Por isso é tão utilizada em ajudas humanitárias e transporte de alimentos a longas distâncias.

A lata de aço é feita de um material chamado de folhas de flandres e pode ser 100% reciclada infinitamente. Ou seja, a latinha de hoje pode ser uma geladeira amanhã. Além disso, mesmo quando descartada de forma imprudente em ambiente aberto, demora entre três e cinco anos para se degradar totalmente, retornando à Natureza como minério de ferro.

O que poucos sabem também é que os alimentos enlatados têm mais sabor e menos conservantes artificiais, pois a lata é uma verdadeira barreira contra a luz e o oxigênio, dispensando uso de antioxidantes químicos. Também não há riscos de contaminação se o produto estiver no prazo de validade, já que os alimentos são elevados a altas temperaturas na hora do processamento, matando todos os microrganismos existentes.

Sobre a ABEAÇO

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada em maio de 2003 com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade sem fins lucrativos investe e apóia em iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidades sociais, para aproximar os interesses de toda a cadeia produtiva para desenvolver soluções e produtos, no Brasil e no exterior. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.

Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e com o governo.

Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br

Acompanhe as novidades sobre as latas de aço: http://twitter.com/latadeaco

Preservar o planeta é possível, associe-se a nossa comunidade no Orkut: Abeaço

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente