A empresa destaca os benefícios da norma "Sinalização horizontal viária - Plástico a frio à base de resinas metacrílicas reativas - fornecimento e aplicação", que entrou em vigor no mês de setembro e representa um sistema de sinalização viária horizontal durável e versátil, utilizado há mais de 40 anos na Europa, que vem contribuindo para a redução de acidentes em vários países, e que ganha mais espaço no Brasil através da publicação da Norma ABNT - 15870:2010

Uma das líderes mundiais em especialidades químicas, a Evonik comemora o grande avanço obtido no campo da sinalização viária horizontal, com a publicação da norma técnica 15870:2010 - que traz um importante progresso na questão da segurança das rodovias, contribuindo para a redução de acidentes e mortes nas vias de tráfego.

Publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no dia 25 de agosto, após discussões técnicas iniciadas em 2007, a norma 15870:2010, que especifica os requisitos mínimos exigíveis para o fornecimento e aplicação dos sistemas plástico a frio para sinalização horizontal, à base de resinas metacrílicas reativas e agente endurecedor, entrou em vigor no último dia 25 de setembro.

"A publicação da norma é uma forte indicação da preocupação das autoridades e do setor em reduzir os índices de acidentes; aumentar a durabilidade das soluções empregadas na área de sinalização viária e, consequentemente, promover maior sustentabilidade em obras de infraestrutura; pontos que ganharão ainda mais importância nos próximos anos devido à Copa do Mundo a ser sediada no Brasil em 2014", declara Débora Rebuelta, Chefe de Produto da Evonik.

A norma 15870:2010 é bastante ampla, engloba todos os tipos de aplicação do sistema plástico a frio a partir de resinas metacrílicas reativas (spray, estrutura, relevo, sistemas planos e demarcações de áreas), abrangendo produto e aplicação. "Este é um diferencial importante e, desta forma, a norma se torna um guia importante para o órgão publico e concessionária que contratará o serviço de sinalização horizontal viária e terá à disposição uma especificação técnica de grande credibilidade", completa Débora.

A norma reúne informações bem embasadas, pois foi submetida a discussões durante três anos, com a participação de representantes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo), prefeituras, empresas aplicadoras, formuladores, laboratórios que analisam os materiais, concessionárias, entre outros integrantes do Comitê ABNT/ CB-16.

Sistema Plástico a Frio

Os sistemas plástico a frio para demarcação viária foram desenvolvidos na Alemanha na década de 60 pela Evonik e tem como principal componente as resinas metacrílicas reativas DEGAROUTE®. Atualmente os sistemas plástico a frio à base destas resinas representam uma tecnologia reconhecida, amplamente utilizada em diversos países e que está em franca expansão na América do Sul, devido ao reconhecimento das autoridades, concessionárias, formuladores e aplicadores como uma das mais avançadas e eficientes quando o assunto é demarcação viária horizontal.

Dados de vários países como Inglaterra e Suíça comprovam redução de acidentes nas vias após a introdução do plástico a frio. Na Suíça, por exemplo, onde aproximadamente 80% da sinalização horizontal é feita com plástico a frio, houve redução de 33% dos acidentes, além de ser o sistema que possui o melhor custo-benefício, segundo relato de autoridades.

Entre as principais vantagens do produto, que atende todos os requisitos exigidos pela norma 15870:2010, estão:

Maior durabilidade, representando maior economia a longo prazo para as autoridades contratantes e maior segurança para o usuário;
Aplicação rápida e segura: não requer aquecimento para a aplicação como outros produtos convencionais, o que confere rapidez na preparação do produto a ser aplicado e segurança para os aplicadores durante o manuseio do produto;
Produto ecologicamente correto: não há emissão de solventes;
Excelente visibilidade noturna e sob chuva: a aplicação do produto em forma de estrutura permite melhor visibilidade à noite, mesmo sob condições de chuva e, ao mesmo tempo, funciona como um sonorizador para o motorista;
Sistema antiderrapante: evitando deslizamentos nas faixas, melhorando a segurança de pedestres e motociclistas;
Resistência química e fácil restauração;
Excelente adesão ao concreto ou asfalto, sob qualquer clima;
Versatilidade: disponível nas versões spray, estrutura, relevo, extrudado plano e para aplicação a rolo/ aplicação em grandes áreas, em camadas de diversas espessuras (0,3 a 7mm), permitindo adequação às necessidades de cada via; podendo ser utilizado em faixas longitudinais, transversais, travessias de pedestres, corredores de ônibus, ciclovias e legendas.


A sinalização horizontal é fundamental para promover a segurança de motoristas e pedestres em toda e qualquer via de tráfego. Para isto, é necessário que o sistema utilizado preencha requisitos como alta durabilidade, permanência da retrorefletância e alta visibilidade noturna sob chuva e neblina. O plástico a frio à base de resinas metacrílicas DEGAROUTE® é um dos únicos sistemas capazes de preencher estes requisitos satisfatoriamente.


"Mesmo em estradas onde a iluminação é precária ou não existe, as microesferas de vidro presentes no produto refletem a luz do farol de volta para o motorista, orientando sua direção. Esta é uma característica muito importante do material, principalmente sob chuva. A água parada, ocasionada pela chuva, tende a cobrir as esferas de vidros das sinalizações convencionais. No sistema de plástico a frio em estrutura, as esferas de vidro localizadas no topo da estrutura não são cobertas pela água e assim continuam retrorefletindo a luz do farol do automóvel sob chuva ou neblina", reforça Débora Rebuelta.

A diminuição de acidentes de trânsito é um desejo compartilhado por todos os usuários de ruas e estradas e as tecnologias que visam solucionar este problema serão cada vez mais requisitadas por países líderes que investem em segurança viária.

Informações sobre a empresa

Evonik Industries é o grupo industrial criativo da Alemanha que atua em três segmentos altamente rentáveis e promissores: Química, Energia e Negócios Imobiliários. Evonik é uma das líderes mundiais em especialidades químicas, especialista em geração de energia elétrica a partir do carvão mineral e fontes renováveis, além de ser uma das maiores empresas do ramo imobiliário residencial privado da Alemanha. Nossos pontos fortes incluem criatividade, especialização, autorrenovação contínua e confiabilidade.

Evonik Industries atua em mais de 100 países no mundo. No ano fiscal de 2009, 39.000 colaboradores geraram vendas de aproximadamente 13,1 bilhões de euros.

No Brasil, a história da Evonik Industries, antiga Degussa, começou em 1953. A empresa conta hoje com cerca de 500 colaboradores no país. Os produtos da marca são utilizados como matéria-prima em importantes setores industriais, como: automotivo, borracha, construção civil, farmacêutico, nutrição animal, papel e celulose e plásticos.

Evonik Degussa Brasil Ltda.

Informações: (11) 3146.4170

www.evonik.com.br

Informações para imprensa:

Taís Augusto - tais@viapublicacomunicacao.com.br

Inês Cardoso - ines@viapublicacomunicacao.com.br

Via Pública Comunicação - (11) 3562.5555

www.viapublicacomunicacao.com.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas