A Alcoa e a Zeppelin, multinacional alemã de soluções industriais, acabam de anunciar parceria para fornecimento de vagões soldados em alumínio para fabricantes do setor ferroviário. A Alcoa produzirá perfis de alumínio multitubulares de alta complexidade, outros produtos manufaturados de alumínio e será responsável ainda pela montagem das estruturas. Já a Zeppelin fornecerá serviços e tecnologia em montagem e solda automatizada de grandes painéis de alumínio, além da estrutura física necessária para o desenvolvimento dos projetos da indústria de transportes.

"Identificamos este setor como estratégico para o crescimento da Empresa no Brasil. Precisamos preparar a indústria nacional para a fabricação de veículos de transporte de passageiros como monotrilhos, metrô, trens de passageiros e carga. Muitas das obras de infraestrutura urbana demandadas pelo PAC-Programa de Aceleração do Crescimento, Copa do Mundo e Olimpíadas dependerão dessa tecnologia", explica José Carlos Cattel, gerente de Planejamento e Marketing da Divisão de Extrudados da Alcoa.

Para Ricardo Borges dos Santos, diretor da Zeppelin, há muitas oportunidades de negócio e de projetos específicos para o setor ferroviário. "A fabricação e montagem de vagões desse tipo exigem uma operação de alta complexidade. Agora podemos produzir no Brasil vagões de transporte de passageiros com a mesma qualidade que os fabricantes utilizam em suas unidades no exterior".

Na América Latina, a Alcoa é a única detentora da tecnologia que permite produzir ligas especiais de alumínio e perfis multitubulares de grandes proporções e precisão dimensional.

A Zeppelin é líder mundial com amplo conhecimento em processos automatizados de solda de alumínio MIG e TIG, e experiência no manuseio de estruturas e painéis de grandes dimensões.

"A combinação desses recursos será perfeita para o fornecimento de estruturas de vagões de alumínio para o transporte de passageiros", finaliza José Carlos Cattel.

Sobre a Zeppelin

A JMB ZEPPELIN está no Brasil desde 1976. É especializada em soldas de alumínio e ligas especiais. Este know-how baseia-se na larga experiência de sua matriz alemã, ZEPPELIN SYSTEMS, que atua há mais de 100 anos neste setor.

A empresa fornece fabricação e montagem de sistemas de movimentação, transporte pneumático e ensilagem de produtos em pó ou granulados para indústrias químicas, petroquímicas, de cimento e minerais, de borracha, maltarias e de outras áreas. Seus equipamentos estão presentes em praticamente todas as fábricas do gênero no Brasil.

Além das bases na Alemanha, a ZEPPELIN tem unidades fabris no Brasil, Bélgica, China e Índia bem como uma ampla rede de subsidiárias nos EUA, Inglaterra, Singapura, França, Itália, Russia, Coréia etc.

A Fundação Zeppelin iniciada pelo Graf von Zeppelin em 1098 é hoje uma empresa líder de mercado reconhecida pelo seu espírito inovador, tecnologia avançada e alto padrão de qualidade.

Sobre a Alcoa

Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna indústria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e níquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sust entabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano, foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Mel hores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Ricardo Morato

CDI Comunicação Corporativa

55 11 3817-7933

www.cdicom.com.br

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas