São Paulo, 9 de novembro de 2010 - A EIF, empresa fabricante de locomotivas 100% nacional, concluiu a parceria tecnológica com a empresa americana “Global Locomotive” e passará a fabricar no Brasil a locomotiva EIF 2000. Trata-se de uma máquina com 2.000 HP de potência, bitolas de 1.000mm e 1.600mm, e tecnologia de tração desta conceituada empresa americana que também atua na Austrália. A máquina sem similar no mercado nacional está chegando para competir nos mercados de ramais ferroviários e operações de manobras ferroviárias estratégicas.

A parceria será apresentada, por Carlos Braconi e João Gemma, diretores da EIF durante a 13ª Feira Negócios nos Trilhos, no estande localizado na rua G, nº 11. Segundo eles, o plano da empresa para 2011 é fabricar no mínimo, oito unidades do modelo EIF 2000, que conta com o motor diesel da Cummins e sistema de tração da Global Locomotive. Este Projeto abre interessante alternativa também para o mercado de modernização de locomotivas no Brasil e no mercado externo.

As novidades da EIF não param por aí. “Nossa empresa – agora com unidade industrial localizada em Três Rios (RJ) - está investindo no projeto e fabricação das locomotivas modelos EIF 700 e EIF 1500 com potência de 700 HP e 1.500 HP, respectivamente.
Braconi conta, que a EIF - visualizando o mercado superaquecido – decidiu, em 2009, apostar suas fichas em todos os segmentos ferroviários, atuando desde a reforma e manutenção de vagões, locomotivas e equipamentos de manutenção de via permanente, incluindo a operação e manutenção de esmerilhadora de trilhos, elaboração de projeto e fabricação de veículo de manutenção de rede aérea.

“Estamos também investindo no mercado metro ferroviário. Decidimos ampliar o escopo de atuação da EIF, transformando-a numa empresa capacitada a promover soluções globais, abrangendo as mais variadas necessidades do mercado ferroviário. No setor de fabricação estamos focados nas locomotivas novas de média potência e em equipamentos especiais”, complementa.
“Atualmente nossa empresa é a responsável pela manutenção parcial da frota de 22 mil vagões da Estrada de Ferro Vitória-Minas da VALE, mantendo uma equipe de aproximadamente 150 pessoas diretas em Tubarão, Itacibá, Costa Lacerda, Ipatinga e Governador Valadares”, conta Braconi.

Para Gemma, a decisão estratégica de mudar a fábrica para o município de Três Rios permitiu que a EIF antecipasse a carteira de contratos que era prevista no seu Plano de Negócios para apenas o ano de 2013. “Isto fez com que todos os investimentos previstos para os anos de 2011 até 2013 fossem antecipados para o ano de 2010, garantindo um crescimento sustentado e muito relevante”, diz o executivo.

Os diretores da EIF contam que neste momento, o carro chefe da EIF são as locomotivas. No portfólio da empresa, as locomotivas respondem pela fabricação, reforma, manutenção e locação. “O projeto da locomotiva EIF 1000, por exemplo, foi executado em prazo recorde tendo em vista a necessidade da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) em inaugurar a sua fábrica de cimentos, em Volta Redonda(RJ). Esta locomotiva era vital para o início de operação desta unidade. Este foi um desafio que cumprimos integralmente”, contam os diretores da EIF.

Atualmente, a EIF está finalizando a fabricação de mais duas locomotivas EIF 1000 para atender encomenda da CSN e tem planos de fabricar mais 15 unidades em 2011, tanto para o mercado interno como para o mercado externo. “Hoje, a EIF está reformando cinco locomotivas, sendo três para a FCA e duas para a Companhia de Trens de Salvador e reformando 37 vagões para a CSN. Entregamos em 2010 uma locomotiva totalmente revisada para o Consórcio Nova Via, de Porto Alegre (RS). Além disso, projetamos e fabricamos um veículo de manutenção de rede aérea também para a Nova Via”.
www.eiflocomotivas.com.br

Informações à Imprensa:
Digital Assessoria - Comunicação Integrada
Katia Siqueira – [email protected]
Juliana Tancler – [email protected]
(11) 5574-1103 / 5579-2918 / 9740-6122
Sala de imprensa no local (11) 22 51 - 1365
Para sair desta lista, por favor clique aqui.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas