A Alcoa foi eleita a Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2010, publicado anualmente pela Editora Abril (Novembro de 2010). O Guia, em sua 11a. edição, distingue anualmente a atuação sustentável de 20 empresas-modelo. O Guia Exame de Sustentabilidade é um dos mais respeitados levantamentos sobre práticas de responsabilidade empresarial no Brasil.

"É realmente uma grande honra conquistar o primeiro lugar entre as empresas mais sustentáveis do País, ainda mais quando se sabe que no ranking de Exame figuram companhias de grande prestigio", diz Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe. "Este reconhecimento coroa o esforço dos cerca de 6,4 mil Alcoanos no Brasil, que diariamente contribuem para ampliar a sustentabilidade de nossas operações no País".

O ranking é coordenado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, que avalia as estratégias, compromissos e práticas das empresas nas três dimensões da sustentabilidade: responsabilidade ambiental, sucesso econômico e compromisso social.

A classificação também abrange as práticas de negócios, transparência e governança corporativa. Após a apuração dos questionários enviados pelas empresas, um conselho deliberativo selecionado pela Exame se reúne para escolher as 20 empresas-modelo e a Empresa Sustentável do Ano. Esta é a quinta vez que a Alcoa é reconhecida como empresa-modelo em sustentabilidade pelo Guia Exame.

Os nomes das 20 empresas-modelo do Guia Exame de Sustentabilidade 2010, assim como o da Alcoa como Empresa Sustentável do Ano, foram anunciados ontem (10) à noite durante a cerimônia de premiação, realizada em São Paulo. Mais informações em www.portalexame.com.br

Sobre a Alcoa

Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna industria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas d e titânio e niquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela nona vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano a Alcoa foi eleita Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade, além de ser incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem e como destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Considerada pela nona vez uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work, foi também indicada como uma das Empresas mais Admiradas do Brasil, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital.Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas