Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Melitta automatiza seus processos e ganha eficiência

Empresa investe R$ 100 mil em solução de workflow da Lecom e, com isso, reduz custos e ganha agilidade.

Mais notícias relacionadas a empresas:

Golden apresenta lâmpadas com elevado fator de potência
Linha possibilita usar luz fluorescente em locais grandes com pé direito alto, oferecendo ótima iluminação.


Banco do Brasil facilita compra de equipamentos
BB Crédito Empresa serve para companhias que faturam até R$ 90 milhões anualmente


Honda Brasil investe em energia eólica
Novo parque de energia irá suprir toda a demanda da fábrica de Sumaré (SP) e ...


São Paulo, 23 de Novembro de 2010 – Seguindo o modelo de sua matriz na Alemanha, a Melitta do Brasil com atuação nacional e apenas 540 funcionários, precisa dispor de uma gestão ágil e eficaz. Por isso, a companhia recentemente implantou de um sistema de automatização de processos e fluxos de trabalho ATOS Workflow, desenvolvido pela Lecom, que permitiu à companhia velocidade de execução, acompanhamento e gestão dos seus processos. Com isso, rotinas de trabalho – que consumiam muito tempo e eram burocráticas – passaram a ser automatizadas.

Com faturamento anual de cerca de R$ 700 milhões, a Melitta do Brasil investiu aproximadamente R$ 100 mil no projeto de workflow e, para 2010, a companhia tem planos de investir no total cerca de R$ 1 milhão em Tecnologia da Informação.

A área de Marketing e Vendas, por exemplo, recebeu o fluxo Empenho de Verba de Marketing que foi implantado para otimizar as verbas deste departamento. Com grande volume e dispersão geográfica da equipe em campo (com mais de 100 usuários) este processo automatizado permitiu à empresa saber onde e como esta verba está sendo gasta, proporcionando maior controle, apuração e análise de todas as informações por meio de relatórios.

O segundo, Solicitação de Pagamentos, é utilizado por praticamente todos os funcionários no Brasil, que lançam pagamentos a ser aprovados pelos gestores no sistema. No momento, está em teste mais um fluxo, o de Controle e Retorno de Mercado. Se aprovado pelos usuários, dentro de um mês, deve entrar no ar.

ATOS Workflow é uma solução de interface intuitiva web que permite ao usuário realizar atividades via formulários automatizados de forma segura. A ferramenta também otimiza o trâmite de informações do dia a dia.

Com abrangência nacional, muitos documentos que precisavam ser assinados eram entregues via malote e demoravam a chegar. “O ATOS workflow nos deu autonomia. Os malotes acabaram e passamos a usufruir da certificação digital, válida como assinatura”, afirma Márcio Poletti, gerente de TI da Melitta.

“Já no primeiro fluxo de trabalho implantado, percebemos deficiências antes desconhecidas, que foram melhoradas e solucionadas com o Workflow”, afirma Poletti, explicando que a solução permite ao gestor consultar e analisar os relatórios sobre os processos. “Temos ainda a segurança de todo o suporte da equipe Lecom, que é proativa e possui um vasto conhecimento do produto”.

Com o workflow, a Melitta já consegue emitir cerca de 60 mil processos com apenas dois fluxos e tem formulários aprovados instantaneamente. Além de ganhar em performance, a empresa reduziu custos com logística e com material de escritório – houve uma sensível redução do uso de papel.

A empresa prevê o desenvolvimento de novos fluxos para os seguintes departamentos: Vendas (contratos e comissões), Viagens, Recursos Humanos (treinamentos, pessoal, férias e desempenho), Tecnologia da Informação (serviços, suporte, change management), Supply Chain (fornecedores, compras e estoques) e Jurídico (contratos).

Além dos planos já citados, a Melitta estuda ainda a automatização dos processos de gestão de crises, que hoje são todos manuais.

Sobre a Melitta

A Melitta é uma multinacional alemã que nasceu em 1908, em Dresden, pelas mãos da senhora Melitta Bentz, criadora do primeiro filtro de papel para coar café. A subsidiária brasileira cresceu 11% em 2009 e faturou R$ 665 milhões, mantendo a posição do 2º maior mercado para o Grupo Melitta, que está presente em 60 países.

Sobre a Lecom

Lecom significa Liderança Estratégica em Comunicação Digital. Fundada em 1995, a empresa oferece soluções de comunicação digital a fim de facilitar estratégias corporativas e agregar valor econômico e social às empresas que veem a Tecnologia da Informação como diferencial competitivo. Algumas de suas principais soluções são: ATOS Workflow, e-Procurement, e-Marketing, Força de Vendas, Projetos Transacionais, entre outras.

A empresa já foi premiada por veículos especializados como melhor fornecedora de soluções e-Marketing e Força de Vendas, tendo vários clientes premiados também por ser referência na utilização de soluções de comunicação digital em seu setor. Com unidades em São Paulo (capital e interior) e na região Sul, a Lecom possui clientes de médio e grande porte em todo Brasil, cujas marcas resumem sua expertise: BMW, Teka, Melitta, Tupy, Lorenzetti, VCP, Marcegaglia, Dedini, On Line Editora, Diário ABC, Tilibra, entre outras.

Para mais informações, acesse www.lecom.com.br

Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a empresas:

O que é espionagem industrial

A espionagem industrial é uma tentativa de obter acesso a informações sobre planos da empresa, produtos, clientes ou segredos comerciais. Na maioria dos casos, tal conduta, especialmente quando se trata ...
Minério de ferro e ouro impulsionarão lucro da Vale

O avanço no preço do minério de ferro, que cresceu aproximadamente 23% até março, na comparação com o quarto trimestre de 2012, e o acordo ...
Kia Motors faz recall no Brasil

No dia 1º de maio, tem início o recall dos carros modelos Soul, Carens, Carnival e Sorrento (anos 2007 e 2008) e Sorento (2009 a 2011), da montadora Kia ...
Agrale apresenta caminhões na Agrishow 2013

A Agrale apresenta na Agrishow 2013 dois modelos da sua linha de caminhões, o Agrale 8700 e o 14000. A feira acontece entre os dias 29 de abril e ...
Klüber Lubrication investe na gestão do conhecimento

A subsidiária da América Latina da Klüber Lubrication, especializada em soluções com lubrificantes especiais, definiu a gestão do conhecimento como um dos principais pontos da ...
Fiat ultrapassa 5 milhões de carros flex feitos no Brasil

A Fiat ultrapassou nesta semana a marca de 5 milhões de automóveis e comerciais leves produzidos com a tecnologia Flex Fuel. Atualmente, 99% dos veículos produzidos para ...
Bener Presses lança máquina de corte laser por fibra ótica

Na Feimafe 2013, o Grupo Bener apresentará a máquina de corte laser por fibra óptica modelo BLS-F 3015/2000, da Baykal, fabricante turca representada exclusivamente desde 2011 no Brasil ...

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google