Uma das formas de segmentar e valorizar produtos agrícolas é identificar aqueles produzidos em uma determinada região, com características próprias de qualidade. Com esse procedimento, esses produtos regionais são inseridos e valorizados no mercado internacional de agroindústria. A tendência atual é o surgimento de produtos com características nutritivas diferenciadas ou com tecnologia de produção que exige segregação.

Para competir no mercado de commodities e manter uma posição de liderança, a indústria agrícola brasileira deve valer-se de recursos como a rastreabilidade. Ela deve ser realizada ao longo da cadeia, acompanhando a logística de produção detalhada e auxiliando nas certificações necessárias para os mesmos. De olho nesse mercado, a TOTVS, líder na atividade de desenvolvimento e comercialização de software de gestão empresarial integrada e na prestação de serviços relacionados, desenvolveu uma solução para gestão agrícola de culturas anuais voltada especialmente a cultura de grãos.

O software é responsável pelo gerenciamento operacional das empresas do setor agrícola e permite o rastreamento de toda a produção de soja, milho, trigo e derivados. A funcionalidade de rastreabilidade permeia toda a solução de software de agroindústria da TOTVS e é um requisito para esse mercado, mas normalmente é feita de forma manual, difícil, superficial e muitas vezes não completa pelo produtor agrícola.

O software vem para automatizar esta tarefa, por meio de funcionalidades que facilitaram a gestão agrícola e os requisitos de rastreabilidade, de forma integrada com os processos de gestão empresarial do produtor agrícola. No segmento de multiculturas, que engloba todas as culturas perenes, como milho e algodão, a TOTVS possui mais de 120 clientes, o que leva a 1,5 milhão de hectares gerenciados e rastreados pelo TOTVS Agroindústria.

Além do mercado de grãos, no Brasil, outro bom exemplo de alimentos nacionais que exigem rastreabilidade são os sucroenergéticos. Nesse segmento, 50% da produção brasileira de cana-de-açúcar é administrada por software TOTVS, que são adotadas por oito dos 10 maiores produtores de cana, com soluções para elevar o segmento a novos patamares, de excelência operacional e crescimento sustentado.

Declaração:

Gilsinei Hansen, diretor de software da TOTVS:

"Para sobreviver nesse mercado, a solução TOTVS Agroindústria é uma grande aliada. Além de promover a rastreabilidade completa da cadeia de produção, beneficiamento e logística agrícola, o TOTVS Agroindústria ainda beneficia o cliente com uma gestão muito forte em custos".

Sobre a TOTVS

Líder absoluta no Brasil, com 49,1% de market share*, e também na América Latina com 31,2%, a TOTVS é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. O nome TOTVS vem do latim e significa tudo, todos, apropriado para uma companhia que fornece soluções para todos os portes e tipos de empresa por meio de quatro ramos de negócios - software, tecnologia, consultoria e serviços de valor agregado (infraestrutura, BPO, educação e Service Desk) - e atuação em 10 segmentos. Desta forma, a TOTVS atua como um Operador Administrativo, auxiliando seus clientes em todo o processo de gestão e permitindo que eles concentrem em seus negócios. Com 26 anos de atuação, a companhia foi a primeira do setor em toda a América Latina a abrir capital e, atualmente, tem aproximadamente 25,7 mil clientes ativos, conta com o apoio de nove mil participantes e está pre sente em 23 países.

www.totvs.com.br

*Fonte: Gartner - Market Share ERP Software, Worldwide, 2009

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas